[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 chegou ontem, terça-feira, ao Brasil, aquecendo os preparativos para a passagem das chamas pelos 42 municípios brasileiros, entre eles Aracaju, onde o fogo simbólico deve desembarcar no início da tarde do próximo domingo, dia 10. Cada localidade representa um dos países que vão participar da competição.

Vinda do México, a tocha foi recebida em Porto Seguro, na Bahia, de onde seguiu para Santa Cruz de Cabrália, marco histórico do descobrimento de Brasil, local em que começou oficialmente o revezamento. Além de artistas e autoridades políticas, atletas como Wilson Gomes Carneiro, primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos e segundo colocado nos 400m com barreiras em Buenos Aires, participaram da solenidade.

Hoje as chamas vão passar por Goiânia (GO). Amanhã ela estará em Minas Gerais e depois segue para o Espírito Santo, retornando à Bahia no dia 9. Até o dia 13 de julho, data da cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, no Maracanã, a tocha vai percorrer todo o território nacional, levando uma mensagem de paz e confraternização através do esporte.

Aracaju

O clima já e de ansiedade e muito trabalho entre a comissão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), responsável pela organização de todos os eventos ligados à passagem do fogo simbólico pela capital. Diversas secretarias estão envolvidas e, de acordo com a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, que coordena as equipes, todos estão envolvidos e empenhados em garantir toda a logística exigida pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, uma das grandes preocupações da PMA é com a divulgação dos atrativos da capital. “Queremos aproveitar a oportunidade para mostrar tudo o que temos de melhor. A intenção é exaltar a prática esportiva, mas também aproveitar o momento em que muitos estarão com as atenções voltadas à Aracaju para trazer turistas para a nossa cidade”, destaca.

Em Aracaju, a tocha do Pan chega ao aeroporto às 13 horas, de onde vai de helicóptero para a colina do Santo Antônio. Em solo, as chamas serão conduzidas por 60 pessoas, que vão se revezar a cada 400m, em um percurso que totaliza 24 km. Depois de passar pelo Centro, Av. Beira Mar, Parque da Sementeira, Coroa do Meio e Atalaia, onde a programação será encerrada com uma grande festa.

Veja mais…

Tocha do Pan que chega a Aracaju no dia 10 é acesa no México[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.