Aracaju se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio
Na primeira etapa, ocorrida dia 11 de junho, foram vacinadas 43.426 crianças. Total correspondente a 95,25% da meta estabelecida. Para esta segunda fase, a meta é a mesma: 45.593 crianças. No dia da campanha, prevista para 20 de agosto, cerca de 800 pessoas vão estar distribuídas nos 150 postos a serem disponibilizados pela SMS. “Além das unidades de saúde, nós vamos montar postos fixos em escolas, creches, supermercados e shoppings”, diz a gerente de imunização da SMS, Débora Moura.
A mobilização também envolve os postos volantes, que vão percorrer as maternidades, os hospitais e a zona de expansão da cidade. “O nosso objetivo é cobrir todo o município de Aracaju, e isso inclui as áreas de difícil acesso”, afirma Débora, referindo-se aos povoados existentes na capital. Ao todo são 54 mil doses disponibilizadas pela SMS nesta segunda etapa, 4 mil a mais que na primeira.
A abertura oficial será realizada no sábado, dia 20, às 8 horas, na USF Humberto Mourão, localizada no bairro São Conrado. “É importante lembrar aos adultos que levem as crianças e não esqueçam o cartão de vacinação”, finaliza Débora, reforçando a necessidade de toda a população aracajuana se mobilizar para vacinar os menores de cinco anos e garantir, mais uma vez, a vitória contra a doença.
Pólio no Brasil
Em 2005, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 25 anos de existência. O último caso da doença verificado no país foi em 1989. Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.
Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da pólio: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Por isso, ainda há a necessidade de manutenção das campanhas de vacinação contra a pólio, mesmo nos países que já erradicaram a doença, como o Brasil, uma vez que o fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode, facilmente, propagar o poliovírus.
Fonte: Ministério da Saúde[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Aracaju se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio – Foto: Ascom/SMS