[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A atual administração da Prefeitura de Aracaju recebeu em São Paulo o prêmio Abradibi-ANTP, concedido pela Associação Nacional dos Transportes Público (ANTP) e a Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios de Bicicletas (Abradibi). O prêmio foi entregue no último dia 21 ao superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Bosco Mendonça, que representou o prefeito Marcelo Déda na solenidade. O evento classificou o projeto cicloviário de Aracaju como a melhor iniciativa municipal do país em prol da mobilidade por bicicleta.

A ANTP e a Abradibi promovem, a cada dois anos, a avaliação das principais iniciativas de pessoas, empresas e entidades que projetaram ou desenvolveram novas práticas e políticas em prol da mobilidade por bicicletas. Este ano a solenidade aconteceu conjuntamente com o Salão Duas Rodas, que é o maior evento da América Latina reunindo fabricantes, importadores e distribuidores de veículos de duas rodas.

REVOLUÇÃO
Quando assumiu o primeiro mandato, em 2001, o prefeito Marcelo Déda e sua equipe encontraram apenas duas ciclovias em Aracaju: uma na avenida Beira Mar e outra na avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro). Como a cidade é plana e tem curtas distâncias, o que favorece muito o transporte de pessoas em bicicletas, a prefeitura decidiu investir neste meio de transporte e, de lá para cá, já readequou com nova sinalização a ciclovia da avenida Rio de Janeiro. A administração municipal construiu também a moderna ciclovia que passa pelas avenidas São Paulo e Santa Gleide, além do novo trecho que liga a avenida São Paulo às avenidas Rio de Janeiro e Coelho e Campos

Recentemente, um convênio celebrado com o Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal, vai permitir que mais dois importantes trechos de ciclovia sejam construídos em Aracaju para ligar a avenida São Paulo aos mercados municipais no Centro (onde será construído ainda um bicicletário para que os ciclistas guardem suas bicicletas com segurança e possam trabalhar tranqüilos), e o terminal de ônibus do DIA até o conjunto Orlando Dantas, o que beneficiará também os moradores do bairro Santa Maria, um dos que mais possuem ciclistas em toda a cidade.

“Com mais estes dois trechos, vamos aumentar em quatro vezes a quantidade de ciclovias existentes na capital, que passará a ter cerca de 16 km de pistas devidamente sinalizadas e realmente seguras para os que usam a bicicleta como principal meio de transporte. Hoje já é possível sair de bicicleta do limite de Nossa Sra. do Socorro até o DIA com tranqüilidade”, destacou o prefeito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.