[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os problemas das grandes cidades como os de infra-estrutura, manutenção urbana e demanda de unidades habitacionais apresentam algumas variações regionais mas são necessidades comuns que carecem de troca de experiências para as soluções que vão ajudar no melhoramento da qualidade de vida dos cidadãos.

Foi com esse intuito que o presidente da Emurb, o engenheiro Antônio Sérgio Ferrari Vargas apresentou a proposta de se realizar paralelamente à 12ª Reunião de Pavimentação Urbana que acontece até o dia 7 de novembro em Aracaju, o 1º Fórum Nacional de Secretários Municipais de Obras e Infra-Estrutura, reunindo mais de 40 secretários de obras de várias regiões do País.

“Quando você se encontra com problemas em sua cidade e procura um solução é importante que você saiba como outras cidades enfrentaram esse problema. Eu sempre senti uma certa dificuldade para se trocar esse tipo de experiência”, diz Sérgio Ferrari.

A partir daí a idéia começou a ser discutida com outros secretários que demonstraram essa mesma preocupação, e por isso a iniciativa foi aceita com muito entusiasmo pelos participantes. “É muito importante reunir num encontro como esse vários secretários de obras para discutir e compartilhar de que maneira os problemas estruturais de cada cidade são resolvidos”, complementa Ferrari.

Para Aracaju os resultados imediatos do recebimento de um evento desse porte já podem ser percebidos, como a exposição das potencialidades turísticas da cidade nas várias mídias e o reconhecimento nacional da qualidade dos serviços executados pela Emurb por toda a capital.

Nesse breve período já houve um grande intercâmbio de idéias onde secretários de grandes cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo trouxeram noções de como enfrentaram os problemas dessas cidades.

Durante o encontro foram eleitos três temas que são prioritários para os debates e para a formulação de ações que consigam melhorar essa situação. O primeiro é a questão do intercâmbio para a troca de experiências, o segundo é a questão da fonte de recursos específicos para as obras urbanas, e como terceiro tema o aumento dos preços dos insumos utilizados nos serviços de manutenção.

O desejo de todos os participantes em manter essa nova entidade unida foi unânime, e uma nova reunião com a comissão organizadora, que agrega dez cidades e tem Aracaju na coordenação geral, já foi marcado para a cidade de São José dos Campos para daqui a um mês, reunindo novamente os secretários de obras que já estarão preparando um segundo fórum que deverá acontecer em janeiro, em local ainda não definido.

Neste segundo encontro serão discutidas principalmente as questões de captação de recursos e dos preços de insumos para a manutenção da cidade, esse último apontado pela maioria dos secretários como uma das principais dificuldades para a gestão urbana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.