[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Há dois anos, o Governo do Estado de Sergipe, através da Seplag, firmou parceria com a Federação Sergipana de Boxe autorizando o uso de um imóvel de propriedade do Estado, localizado no bairro Santa Maria, a fim de que o projeto social Punhos de Ouro pudesse desenvolver suas atividades no local, socializando crianças carentes daquele bairro e adjacência através do esporte. O termo de Permissão de Uso nº003/SEPLAG/2011 foi assinado em julho de 2011.

A oficialização do documento foi feita após o presidente da Federação Sergipana de Boxe, Valter Duarte, solicitar junto à Seplag, a permissão de uso do imóvel pelo projeto, pelo fato de o trabalho social desenvolvido atender ao interesse público e auxiliar a inclusão social de muitos jovens. “Naquela época, o Punhos de Ouro, entidade que não possui fins lucrativos, funcionava num imóvel locado, no mesmo bairro que, além de inadequado para o projeto, gerava uma despesa que diminuía a capacidade de investimento em materiais necessários ao desenvolvimento das atividades”, pontuou a Superintendente de Gestão de Patrimônio do Estado – SUPAT/Seplag, Etel Mendes.

O idealizador do projeto, Valter Duarte, explicou que no passado as atividades eram desenvolvidas num terreno alugado e, por muitas vezes, foram despejados por falta de pagamento. Após a cessão o projeto só evoluiu, ao ponto de gerar grandes campeões. “Muitos alunos aqui trabalhavam na lixeira, usavam drogas. Depois que o imóvel foi cedido só evoluímos. Hoje temos grandes campeões, ou seja, promovemos a inclusão social através do boxe”, comemorou.

Ainda de acordo com a Superintendente, desde que se instalou no imóvel do Estado, o projeto Punhos de Ouro já alcançou um número maior de crianças e adolescentes da região e, além disso, foram inseridas outras atividades culturais. “Atualmente, o projeto tem inserido em sua programação diversas atividades culturais, como oficinas de arte e dança, que são frequentadas por moradores do Santa Maria. Indo mais além, o projeto já possui atletas que foram apresentados ao esporte através do projeto, se destacando em competições nacionais e internacionais fazendo parte, inclusive, da seleção brasileira de boxe e de olho nas olimpíadas de 2016”, disse Etel Mendes.
 
Campeões

O projeto social Punhos de Ouro, idealizado pelo presidente da Federação Sergipana de Boxe (FSBoxe), Valter Duarte, tem como principal objetivo socializar crianças carente do bairro Santa Maria e circunvizinhos, através do esporte a atividades culturais. Nos últimos anos vários atletas vêm se destacando em competições nacionais e internacionais, a exemplo de Cassio Oliveira, 16 anos, medalhista no Campeonato Mundial de Boxe Cadete, na Ucrânia, neste mês. “Aqui eu ganhei mais educação, mais responsabilidade. Quero ser campeão pra ajudar meu pai e minha mãe”, explicitou o boxeador que participa do projeto desde os 10 anos.

Seguindo o exemplo de Cassio, o campeão baiano e sergipano Ivo Gois de Alencar, de 15 anos, disse que o Punhos de Ouro vai além de um lugar para praticar esportes. “Aqui eu criei uma família, tenho a visão de um novo mundo, o do esporte. Não fico mais na rua arranjando briga”, disse o atleta que treina no projeto há seis anos.
 
Para o professor Valter Júnior, todos os alunos são vitoriosos. “Estes alunos superam as adversidade da vida através do esporte. Estar aqui é, para eles, um novo horizonte. Muitos deles encontram aqui o afeto que não possuem em casa. Então, este projeto vai além do esporte, é, acima de tudo, uma iniciativa de sociabilização”, disse o professor pontuando que o objetivo do projeto não é apenas formas atletas, é formar cidadãos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.