Aperipê TV reapresenta especial que homenageia Fernando Faro
A Aperipê TV reapresenta, quarta-feira, 2 de janeiro, às 21h, o programa especial ‘Faro 80′, uma homenagem ao apresentador e diretor do programa ‘Ensaio’, o sergipano Fernando Faro, considerado um dos maiores diretores de TV do país. O especial foi exibido pela primeira vez em junho de 2007, quando Fernando Faro completou 80 anos.
Com duas horas de duração, o especial traz depoimentos de personalidades que acompanharam a vida de Fernando Faro, apresentações de artistas que fizeram parte dessa trajetória e uma entrevista cheia de histórias curiosas, feita pelo jornalista Paulo Markun com o próprio Faro. O diretor sergipano conta fatos marcantes desses anos de dedicação à música brasileira e momentos especiais com artistas que passaram pelo Ensaio, como Maria Bethânia, Elis Regina e Chico Buarque.
Entre imagens de arquivo e fatos curiosos contados pelo apresentador, nomes como Gilberto Gil, Chico Buarque, Mino Carta, Oscar Niemeyer, Martinho da Vila, Manuel Carlos, Hermínio Bello de Carvalho e Carlos Vogt falam sobre a convivência e as experiências que dividiram com Faro. O programa exibe também trechos do Show Faro 80, gravado em junho de 2007, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, com números musicais de Toquinho, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, Velha Guarda da Portela, Edvaldo Santana, Zeca Baleiro e Rolando Boldrin.
Carreira
Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju, em 1927, mas sua família mudou-se para Laranjeiras quando ele ainda era pequeno. Aos 10 anos, voltou a Aracaju para estudar no Colégio Salesiano. Quatro anos depois foi com a mãe para Salvador, de onde partiu para São Paulo. Depois de cursar três anos de Direito, Faro abandou a faculdade e passou a dedicar-se ao jornalismo. Começou a trabalhar em televisão em 1958, na TV Paulista. Em 1969 criou, na TV Tupi, o programa Ensaio, que foi tirado do ar em 1971 e só foi retomado em 1989, na TV Cultura.
Em mais de 50 anos de carreira, Fernando Faro dirigiu e produziu diversos programas de sucesso na televisão brasileira, como ‘TV de Vanguarda’, ‘É Wallig, o espetáculo’ e ‘Feira permanente da música popular brasileira’, todos na TV Tupi. Na TV Excelsior, criou o ‘Divino, Maravilhoso’, em 1968. Já na TV Cultura, idealizou e comandou o ‘MPB Especial’ entre 1970 e 1975. Faro também dirigiu shows de grandes artistas como Aracy de Almeida, Paulinho da Viola, Jorge Ben, Vinicius e Toquinho, Chico Buarque, Milton Nascimento, Clara Nunes, Elis Regina, Martinho da Vila e João Gilberto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]