[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o intuito de retomar as discussões e mostrar apoio às entidades civis que vêm lutando por uma comunicação livre, a Aperipê FM, juntamente com a Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), outras associadas e de membros da Câmara dos Deputados, está mobilizada em prol do lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito da Comunicação com Participação Popular, ocorrido na terça-feira, 19, em Brasília. A iniciativa foi tomada pelas instituições que apresentaram propostas para a I Conferência Nacional de Comunicação – realizada em 2009, e participantes das assembleias.

Segundo o diretor da Aperipê FM, Edézio Aragão, que faz parte da diretoria da Arpub, o apoio da associação a frente é fundamental. “Esasa aliança da Arpub às entidades participantes do ato visa efetivar as demandas levantadas através da I Conferência de Comunicação pautada pelo direito à comunicação”, ressaltou.

Para as entidades civis, o ato foi bem conveniente, especialmente nesse ano. “2011 promete ser de extrema importância para a democratização das comunicações devido ao aprofundamento de temas como o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), além do novo marco regulatório para a comunicação”, opinou Aragão

Com relação à mobilização dos movimentos sociais a favor das políticas públicas, o representante da Aperipê afirmou ainda sobre a sua importância para que seja feito um acompanhamento mais de perto do que vem sendo feito na Câmara. “A Arpub se comprometeu em fazer contato com as entidades locais que participaram da I Conferência de Comunicação, a fim de manter um trabalho de virgília sobre a frente. Não é só ter acesso à informação e, sim, ter direito à produção da informação também”, acrescentou.

Além de estar acompanhando todo esse processo, Arpub também lançará a campanha ‘Banda Larga é um Direito Seu’, na segunda-feira, dia 25 de abril. A atividade objetiva esclarecer a população sobre a necessidade de garantir seu direito à conexão banda larga para todo o país, por meio de recursos públicos.

Frente Parlamentar

A frente foi criada pela deputada Luiza Erundina (PSB/SP), em abril de 2010, no lançamento da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), cuja entidade é formada por representantes de veículos alternativos de comunicação e blogueiros.

A parlamentar afirmou, na época, que articularia a criação de uma frente parlamentar para discutir a democratização da comunicação. Ainda no mesmo ano, Luiza recolheu assinaturas de deputados que se comprometeram a constituir um núcleo inicial de criação do movimento.

Atualmente, além da deputada Erundina, também trabalham pela criação da frente outros representantes da Câmara dos Deputados, como Emiliano José (PT/BA), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Luciana Santos (PC do B/PE), Paulo Pimenta (PT/RS), que estão na coordenação provisória.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.