Aperipê AM e FM vão transmitir ao vivo o X Fórum do Forró
O X Fórum do Forró, que será realizado nesta quarta-feira, 1º, quinta, 2, e sexta-feira, 3, está completando dez anos e, para comemorar esse momento especial, a Aperipê AM e FM – dentro do projeto Sergipanidade – transmitirão ao vivo o evento, que tem como tema ‘Zé Dantas, os 90 anos do doutor do baião’. Voltado para estudantes, pesquisadores, profissionais e admiradores do ritmo nordestino, o encontro objetiva debater sobre o atual cenário local, homenagear os grandes nomes do ritmo e propor novas ideias para que o forró continue crescendo e mantenha-se sólido na cultura nordestina. O fórum ocorrerá no Centro de Convenções de Sergipe (CCS), em Aracaju/SE.
Visando fortalecer e divulgar ainda mais essa cultura, a oportunidade também servirá de espaço para análise e reflexão dos trabalhos artísticos sergipanos, através de debates, palestras, exibição de vídeos e apresentações musicais. Além disso, como é de praxe a homenagem a algum forrozeiro, esse ano, será a vez de lembrar ao púbico presente sobre a trajetória e a obra de Josa, ‘o vaqueiro do sertão’, o primeiro sergipano a gravar um disco de forró.
O principal objetivo do fórum é discutir os paradigmas e esclarecer acerca de alguns fatores relacionados ao forró, como explica o coordenador de difusão e intercâmbio cultural da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Alisson Couto. “Um dos pontos de reflexão do fórum é a cadeia produtiva forrozeira. Ele tem também o papel de discutir sobre o estilo musical e as suas intervenções, e os novos projetos desse cenário local. Tudo isso em conjunto com professores, estudiosos, estudantes e todos os presentes”, explica.
A cobertura da Aperipê FM deve-se principalmente à comemoração dos dez anos do fórum e à ideia de estimular o aumento da participação do público nesse tipo de evento e cenário junino, como afirma o diretor, Edézio Aragão. “Discutir a linguagem e os caminhos do forró, que é o que o Fórum vem fazendo, é muito importante para o fomento dessa arte. Além de enfatizar o evento, a emissora, ao agregar essa ação dentro do Projeto Sergipanidade, procura ampliar o debate desse conceito para os vários campos da manifestação cultural de Sergipe. Para nós, não tem nada mais significativo no sentido de ser sergipano do que criar, acompanhar e tecer discussões ou eventos sobre o que é ser sergipano, e o forró é um dos elementos fundamentais desse entendimento, e o Fórum do Forró é um dos meios para isso”, ressalta.
A transmissão desta quarta-feira começa a partir das 20h; e nesta quinta às 22h, e pode ser acompanhada através do site http://www.aperipe.com.br.
Parceria
A décima edição do Fórum do Forró é uma realização da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), com o apoio cultural da Fundação Aperipê.
Programação
1º de Junho (Quarta-feira)
19h – Abertura
19h30 – Vídeo: ‘Retrospectiva dos 10 anos do Fórum do Forró’
19h50 – Palestra: “Os 10 anos do Fórum do Forró”, com Bráulio Tavares (compositor, escritor e teatrólogo) e Targino Gondim (cantor, compositor e produtor do Festival Internacional da Sanfona)
21h10 – Debate
21h40 – Lançamento do CD ‘Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2′
22h – Show com artistas do CD ‘Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2′
2 de junho (quinta-feira)
19h30 – Palestra: ‘Zé Dantas – Os 90 Anos do Doutor do Baião’, com D. Iolanda Dantas (viúva de Zé Dantas) e Xico Bezerra (jornalista e compositor)
20h50 – Debate
21h30 – Show com o Quinteto Sanfônico em Homenagem a Zé Dantas
3 de junho (sexta-feira)
19h – Palestra: ‘Pra onde vai o forró – Os novos rumos da música nordestina’, com Expedito Leandro (professor da Universidade de Santo Amaro/SP) e Eliezer Setton (cantor e compositor)
20h20 – Debate
20h50 – Depoimentos sobre a vida e obra de Josa, o Vaqueiro do Sertão, com Joseane de Josa, Erivaldo de Carira e Clemilda
22h – Show com artistas sergipanos em homenagem a Josa, o Vaqueiro do Sertão