[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), deu início na tarde desta segunda-feira, 29, às aulas de revisão para os alunos que se submeterão ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As aulas ocorrem na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano, e prosseguirão até a próxima quinta-feira, 1º de novembro.  A cada dia, cerca de 2.000 alunos da rede estadual que estão disputando uma vaga na Universidade Federal de Sergipe (UFS) vão rever os conteúdos de todas as disciplinas exigidas pelo exame.

Segundo a coordenadora administrativa do programa Pré-Universitário da Seed, Gilvânia Guimarães, cada um dos pólos do programa espalhados pelo Estado está organizando suas aulas de reforço. “A revisão no Dom Luciano reúne alunos de todos os pólos do Pré-Universitário da grande Aracaju, mas cada pólo do interior também é responsável por organizar a revisão para seus alunos. A Seed garante o material para os estudantes, elaborado pelos professores e revisado de acordo com as diretrizes curriculares do Enem. O objetivo é aproximar nossos alunos da metodologia de prova que, neste ano, passará a ser o processo seletivo de ingresso à UFS”, diz a coordenadora.
 
Para preparar os alunos da rede estadual, o Governo de Sergipe, através da Seed, promoveu simuladões, encontros pedagógicos com os professores, palestras sobre os cursos da UFS, aquisição de dicionários, além das revisões. O governo também está premiando os dez primeiros alunos da rede estadual na classificação da UFS com Cadernetas de Poupança do Banese como estímulo aos estudantes.
 
Preparação
 
Para os alunos que nos próximos dias 3 e 4 de novembro se submeterão ao Enem, as revisões promovidas pela Seed são oportunas não só para rever o assunto estudado durante o ano, como também aproveitar as dicas dos professores e até adquirir novos conhecimentos.
 
Para Anny Beatriz, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, a revisão é uma oportunidade de conhecer a metodologia de outros professores. “Ao assistir a revisões como essa eu fico conhecendo mais sobre os assuntos, pois tenho contato com o ponto de vista e o método de ensino de professores que não são os meus. Eles oferecem as últimas dicas e esclarecem as dúvidas. Participar das revisões nos deixa mais preparados para o Enem”, disse a estudante que tentará uma vaga no curso de administração.
 
Também aluno do 3º ano do Vitória de Santa Maria, Jhonatan Santos acredita que as revisões facilitam a preparação de quem, como ele, mantém uma rotina de estudos. “Às vezes estamos meio perdidos em determinado assunto que, apesar de estudarmos em casa, não conseguimos entender direito. Para mim, as revisões servem para que eu me situe nas disciplinas e tire as dúvidas que ainda restam a poucos dias do Enem”, afirma o vestibulando.
 
Wallace Milton da Silva, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, também mantém uma rotina puxada de estudos com o objetivo de garantir sua vaga no curso de engenharia civil. “Estudo em período integral no Marco Maciel e, à noite, ainda freqüento as aulas do Pré-Universitário. Não perco uma revisão sequer, pois acho que é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimento e conquistar um bom resultado na prova do Enem”, diz.
 
Realizar sonhos
 
Aos 59 anos de idade, o aluno do Pré-Universitário, José Martins Vieira, busca realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Para isso ele aproveita as oportunidades que a Seed oferece aos alunos da rede estadual. “Depois de muitos anos longe da escola, voltei a estudar no ano passado e senti certa dificuldade. Aproveito as aulas do Pré-Universitário e também as revisões para fixar os assuntos na memória e fazer uma boa prova”, conta José Martins, que tentará uma vaga no curso de ciências contábeis.
 
Segundo a professora de física da rede estadual, Edigênia Ferreira, o momento é de chamar a atenção dos alunos para a interpretação da prova do Enem. “Como a prova é longa, é necessário que o estudante mantenha o foco e priorize a interpretação dos enunciados. Ele deve observar que a física não é mais aquela de decorar fórmulas. No Enem, ela estará inserida no cotidiano, na realidade de cada um deles”, explica a professora.
 
Libras
 
Para os vestibulandos que possuem deficiência auditiva, a Seed disponibiliza intérpretes da Libras, a Língua Brasileira de Sinais, como auxílio para que os alunos tenham entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula.
 
Durante a revisão final, o profissional da Libras também exerce um papel importante, segundo a intérprete Mirley Najara. “A participação do intérprete em sala de aula e também na grande revisão é se suma importância, pois ele funciona como uma ponte entre o professor e o aluno como dificuldade auditiva. O intérprete é peça fundamental para que o estudante tenha sucesso no vestibular, e eu me sinto muito feliz em fazer parte da busca pela conquista desse sonho”, declara Mirley.
 
Acolhimento

 
Nos dias 3 e 4 de novembro, dias das provas do Enem, a Seed colocará ônibus para transportar os alunos e vai distribuir água e kits com lápis, caneta e borracha. Os professores também estarão mobilizados para estimular e dar força aos vestibulandos, demonstrando confiança no sucesso de todos. O Enem ocorrerá em 27 dos 75 municípios sergipanos. As provas iniciarão às 12 horas, horário local, e prosseguirão até as 17h30.
 
Pré-universitário

 
O Governo de Sergipe também oferece ao aluno da rede pública o curso do Pré-Universitário. O programa atua dando assistência ao aluno vestibulando, oferecendo curso preparatório para egressos da rede pública e desenvolvendo ações educativasque corroboram no despertar de uma ampla cultura pré-universitária no seio do ensino médio. O curso Pré-Universitário atua em 39 polos, distribuídos em 21 municípios do Estado, ofertando um total de 6.175 vagas. Foi realizado o investimento de R$ 90 mil na compra de mobiliário para auditórios de unidades de ensino onde funciona o curso Pré-Universitário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.