Alunos do Programa de Inclusão produtiva da Semasc mostram seus trabalhos na Expo Artesanato
No local da exposição, os alunos matriculados nos cursos da Semasc se revezam em turnos e acompanham a comercialização dos produtos. Estão expostos trabalhos produzidos em mosaico, costumização (pintura em camisas), estilização de camisetas, caixas decorativas, renda irlandesa, bijuteria e pintura em tela.
Os cursos promovidos pela Semasc durante o ano são oferecidos em diferentes comunidades dirigidos especialmente para pessoas de baixa renda inclusas no Programa Bolsa Família, na perspectiva de oferecer alternativas de rendimentos e torná-los empreendedores. “O principal objetivo é gerar uma fonte de renda para essas famílias que muitas vezes dependem apenas do dinheiro do Bolsa Família e estes cursos são uma oportunidade para que eles possam aumentar rendimentos por meio dos conhecimentos que obtiveram durante as aulas ministradas no projeto”, explica a gerente do programa de Inclusão Produtiva, Luzia Nascimento.
A novidade é que a Semasc já está transformando alunos do Inclusão Produtiva em instrutores em algumas Oficinas. Neste primeiro semestre, os alunos Maria Vanessa e Jailsson Pereira, regressos do Agente Jovem, foram instrutores nos cursos de Estilização de Camisetas e Mosaico. Em parceria com o Sebrae, o Programa de Inclusão Produtiva irá realizar cursos de capacitação para todos os participantes das oficinas que participaram da exposição, voltadas para o empreendedorismo e técnicas de vendas, para que os grupos possam alcançar a independência financeira.
Os educadores sociais e instrutores dos cursos promovidos pela Semasc comemoram os resultados. “A exposição é feita com o objetivo de mostrar e também de vender os produtos para incentivá-los ao empreendedorismo”, comenta Anna Lúcia Silva Boerger, também integrante da equipe do Programa de Inclusão Produtiva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]