[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), está realizando a Expo Artesanato, no Mirante da Praia 13 de Julho, que tem atraído pessoas que transitam pelo calçadão. Na exposição se destacam trabalhos manuais realizados pelos grupos atendidos pela Semasc por meio do Programa de Inclusão Produtiva. A iniciativa é mostrar os trabalhos confeccionados durante os cursos profissionalizantes realizados no primeiro semestre deste ano.

No local da exposição, os alunos matriculados nos cursos da Semasc se revezam em turnos e acompanham a comercialização dos produtos. Estão expostos trabalhos produzidos em mosaico, costumização (pintura em camisas), estilização de camisetas, caixas decorativas, renda irlandesa, bijuteria e pintura em tela.

Os cursos promovidos pela Semasc durante o ano são oferecidos em diferentes comunidades dirigidos especialmente para pessoas de baixa renda inclusas no Programa Bolsa Família, na perspectiva de oferecer alternativas de rendimentos e torná-los empreendedores. “O principal objetivo é gerar uma fonte de renda para essas famílias que muitas vezes dependem apenas do dinheiro do Bolsa Família e estes cursos são uma oportunidade para que eles possam aumentar rendimentos por meio dos conhecimentos que obtiveram durante as aulas ministradas no projeto”, explica a gerente do programa de Inclusão Produtiva, Luzia Nascimento.

A novidade é que a Semasc já está transformando alunos do Inclusão Produtiva em instrutores em algumas Oficinas. Neste primeiro semestre, os alunos Maria Vanessa e Jailsson Pereira, regressos do Agente Jovem, foram instrutores nos cursos de Estilização de Camisetas e Mosaico. Em parceria com o Sebrae, o Programa de Inclusão Produtiva irá realizar cursos de capacitação para todos os participantes das oficinas que participaram da exposição, voltadas para o empreendedorismo e técnicas de vendas, para que os grupos possam alcançar a independência financeira.

Os educadores sociais e instrutores dos cursos promovidos pela Semasc comemoram os resultados. “A exposição é feita com o objetivo de mostrar e também de vender os produtos para incentivá-los ao empreendedorismo”, comenta Anna Lúcia Silva Boerger, também integrante da equipe do Programa de Inclusão Produtiva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.