Alunos do Ensino Infantil da rede municipal visitam Biblioteca Pública Clodomir Silva
Conhecer a biblioteca já era um desejo da grande maioria das crianças da EMEF Nunes Mendonça, com exceção daquelas que já haviam tido essa oportunidade, mas, da mesma forma, gostariam muito de retornar. Segundo a professora Ana Márcia Guimarães, a escola desenvolveu todo um planejamento para esse ano de 2004, a fim de abranger essa oportunidade para todos os alunos da escola. “Muitas crianças não tinham uma real noção do que era uma biblioteca. Algumas afirmavam que era apenas um local onde se guardam livros. Então, nós decidimos trazê-las ao local, para realmente incentivar a interação das crianças com o mundo da literatura”, contou.
A visita, no entanto, não surpreendeu apenas os alunos da escola. As professoras Ana Márcia Guimarães e Rosa Maria Santos, responsáveis pelas crianças, também ficaram encantadas com o local. “Antes de chegarmos, estávamos esperando o estereotipo de biblioteca; salas escuras e não muito arejadas, com livros repletos de poeira. Mas esse local aqui é um presente fantástico”, afirmou Ana Márcia Guimarães. “Até encontrei livros que doei em uma campanha o ano passado e eles estão muito bem conservados. Agora vi que os livros que doamos tem um destino correto”, afirmou.
“Aqui as crianças podem realmente aproveitar o universo literário”, acrescentou Rosa Maria Santos. “O local é amplo, arejado, bem estruturado e é perceptível a preocupação com as crianças, pela pintura e os desenhos que podemos ver nas paredes. As crianças realmente se sentem felizes. Esse lugar é lindo”, declarou a professora.
Segundo a coordenadora do Setor Infanto-Juvenil da biblioteca, Ivany Brás de Jesus Oliveira, o objetivo de contar estórias às crianças que visitam a biblioteca é atraí-las para o prazer da leitura. “A faixa etária dos alunos que nos visitam, que varia entre 5 ou 6 anos, às vezes menos, é a de crianças que estão apenas começando o processo de alfabetização. Então, como elas não lêem, a gente conta”, disse.
“Essas crianças são os leitores de amanhã. Se trabalharmos na infância o amor pelos livros, nós teremos excelentes profissionais amanhã. Por isso, me esforço sempre para que eles fiquem atentos e se divirtam”, declarou a coordenadora. “Volto para a infância com eles, para tornar esse momento inesquecível”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Alunos do Ensino Infantil da rede municipal visitam Biblioteca Pública Clodomir Silva – Fotos: Walter Martins