[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início ontem, segunda-feira, e segue até o dia 20 de novembro, a Prova Brasil, avaliação que mede a qualidade do ensino a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os alunos responderão questões sobre Matemática e Língua Portuguesa. Esta é a segunda edição da avaliação. As 39 escolas da rede municipal de ensino estão participando com os alunos da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano).

A Prova Brasil foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e sua primeira avaliação foi realizada em 2005. A partir de seus resultados os professores, coordenadores, pais, alunos e a comunidade em geral poderão comparar as notas das escolas, o rendimento dos alunos e construir um projeto pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Segundo a assessora da Diretoria de Ensino (Densi) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Denise Carvalho do Nascimento Moreno, foram realizadas reuniões com os coordenadores das unidades da rede municipal para que todos tivessem conhecimento sobre os métodos de avaliação. “O coordenador da escola vai receber os aplicadores, por isso, ele deve estar na escola e o professor deverá estar em sala de aula, pois dará todo o apoio para a aplicação da prova”, comentou Denise Carvalho.

Ainda de acordo com Denise Carvalho, tanto os alunos quanto os professores e os coordenadores responderão a um questionário que servirá para uma avaliação geral da escola. Os estudantes responderão sobre o nível de escolaridade dos familiares e sobre a estrutura familiar. “Os professores responderão a avaliação sobre a prática escolar e a formação profissional, enquanto os coordenadores irão relatar a estrutura física e aplicação de recursos”, completou.

Segundo a coordenadora geral da Escola Fundamental de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, Maria Virgínia de Azevedo Vital, onde as provas foram aplicadas na tarde desta segunda-feira, seus alunos vêm se preparando para a Prova Brasil já há algum tempo. “Nossos professores buscaram textos e provas parecidos com as que seriam aplicadas, além de alternativas de avaliação que fossem condizentes com as questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura; e Matemática, com foco na resolução de problemas, que serão avaliados na Prova Brasil”, falou.

“Após o resultado de 2005 percebemos as falhas, avaliamos os defeitos e buscamos ao máximo corrigi-las para que a escola tivesse um ensino de qualidade. Por isso, esse ano esperamos que o resultado seja melhor do que na outra avaliação. Ao todo nossos 294 alunos, que participarão da avaliação estão bem preparados”, disse a coordenadora Virgínia Vital.

A Emef Olga Benário foi uma das melhores escolas do país na avaliação de 2005. “Ficamos em primeiro lugar no Brasil em Matemática e em primeiro lugar no Estado em Português, foi um resultado excelente e que esperamos repetir agora. Estamos sempre realizando simulados que são parecidos com a avaliação da Prova Brasil, por isso, nossos alunos estão acostumados com esse tipo de avaliação. Aquele resultado serviu para que pudéssemos dar continuidade ao bom trabalho que era desenvolvido na escola.”, disse a coordenadora geral da Emef., Joana D’Arc Meireles dos Santos.

As aplicações da Prova Brasil estão sendo ofertadas às escolas de acordo com o agendamento programado pela Semed e coordenadores das unidades de ensino. O resultado final da avaliação será divulgado no final do primeiro semestre de 2008.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.