[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos da rede municipal de ensino, Luiz Ricardo Santos de Oliveira, 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia (bairro América), e Wendel Santos Bulandeira, 4ª série da Emef. Tênisson Ribeiro (Mosqueiro), ficaram entre os primeiros colocados no concurso de Redação do projeto de leitura do ´Leia Brasil´. Luiz Ricardo conquistou a terceira colocação e Wendel, a segunda.

Os estudantes podiam concorrer nas categorias ensino médio, fundamental e de jovens e adultos. Ao todo, foram inscritas 30 redações sobre o tema `Uma carta para o meu herói preferido´. Os meninos foram agraciados com medalhas e diplomas, além de brindes fornecidos pela Petrobras, numa cerimônia realizada no auditório da Sociedade Semear, situada na rua Vila Cristina. A secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, esteve presente ao evento para prestigiar os alunos.

"O programa Leia Brasil em Aracaju está funcionando de uma forma muito satisfatória. Uma prova disso é o nível das redações, que está muito bom. As escolas que participam desse tipo de atividade têm um melhor rendimento, tanto do aluno, quanto dos professores, que se sentem valorizados. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o programa, fazendo com que chegue a outras instituições de ensino", declarou o diretor da Organização Não Governamental Leia Brasil, Jason Prado.

O texto de Luiz Ricardo falava sobre o Visconde de Sabugosa, que ele considera ser seu herói predileto. Nele, o garoto explica ao seu herói porque não tem mandado notícias com freqüência, pedindo desculpas pela ausência, que segundo ele acontece por conta do seu crescimento e que acaba deixando-o sem tempo para conversar. "Tentei fazer uma redação saudosista, que falasse da época em que era criança, pois nessa fase da minha vida conversava muito com essa personagem, o que me trouxe ótimas recordações. Dedico esse prêmio a minha mãe, que sempre está ao meu lado", disse.

Uma carta ao Peter Pan foi o tema da redação de Wendel. Nela, o estudante faz uma tentativa de estabelecer um diálogo com Peter Pan, tirando várias dúvidas que tem em relação à vida do seu herói predileto. "Escrevi sobre o Peter Pan porque me identifico com ele. Quero agradecer o apoio que recebi na escola da minha professora", falou.

"Essa já é a segunda premiação a que vou esta semana, o que me deixa muito feliz e comprova o quanto nossos alunos estão aptos a participar dos concursos que surgem. Faço sempre questão de comparecer a esses eventos, para prestar meu apoio e mostrar como são capazes", salientou Tereza Cristina. As coordenadoras das escolas vencedoras são unânimes ao afirmarem que esse é o resultado de muito incentivo à leitura e que esses alunos ganhadores servem de estímulo aos colegas, fazendo com que participem cada vez mais desse tipos de atividades.

Virgínia Vital, coordenadora geral da Emef Santa Rita de Cássia, e Joelma Dias Silva, coordenadora pedagógica da Tênisson Ribeiro, lembraram que essas são também conquistas das escolas, pois demonstram que o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido está dando certo. Durante o evento, que contou com a presença de professores e alunos de todo o Estado, foram desenvolvidas várias atividades.

Uma delas contou com a participação do escritor sergipano Antônio Carlos Viana, que proferiu uma palestra com o tema `A cara do Brasil´. A explanação refletiu sobre a procura pela identidade nacional, que também foi o tema de um debate. Os alunos também participaram de atividades, interagindo com o público presente, quando por exemplo, contaram histórias. Também houve dinâmica cultural realizada pela folclorista Aglaé Fontes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.