[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio da Costa Melo, situada no Bairro Getúlio Vargas, junto com integrantes da comunidade que participam do Projeto Laborarte estão colorindo as paredes da unidade escolar, através da “Oficina de Murais”. As pinturas retratam temas escolhidos pelos participantes da oficina, como violência, corrupção e religiosidade, buscando passar uma mensagem de cidadania e de conscientização para todos que admirarem a obra.

Trabalhando em um ritmo de quatro horas diárias, os cinco participantes têm o objetivo de até o final do ano letivo, pintar nove murais pelos corredores. A técnica utilizada por eles é a quadrícula, onde as figuras são desenhadas pelos alunos em papéis, sendo milimetradas e passadas para a parede. Segundo o professor Robson Carvalho, responsável pelo ensinamento da pintura de mural, ele não interfere na escolha dos desenhos, deixando que a criatividade dos alunos possa aflorar.

“Fiquei apenas orientando e lembrando da importância de escolher figuras que passem uma mensagem social”, afirmou o professor. Dentre o material utilizado e que foi fornecido pela Secretaria Municipal da Educação estão tinta látex e acrílico.

“Esse é um trabalho que integra alunos com a orientação dos professores. Queremos dar um novo visual às paredes da nossa escola, deixando-a mais bonita através da pintura e da criatividade deles. Esperamos que tudo fique pronto até a nossa III Feira de Ciências, porque assim conseguiremos uma maior visibilidade para o que foi produzido”, disse o coordenador geral da EMEF, Antônio Mota.

O projeto Laborarte é uma iniciativa da Semed, que beneficia estudantes não só da EMEF. Costa Melo, de onde participam 100 alunos, mas também de outras unidades de ensino, a exemplo da Presidente Vargas e do Colégio Estadual Costa e Silva. O projeto também atende integrantes da comunidade do Bairro Getúlio Vargas.

De acordo com a professora de artes e uma das responsáveis pelo Projeto, Helenízia Cardoso, o principal objetivo é ajudar na socialização dos alunos através da arte, buscando abraçar tanto a comunidade escolar quanto da região. Sara Aline dos Santos é uma das participantes da oficina e já está produzindo o seu segundo painel, segundo ela, a iniciativa é muito boa por ser uma oportunidade de aprender mais e mostrar a todos um trabalho social.

“Quando acabar esta etapa quero continuar pintando e aperfeiçoando a minha técnica”, afirmou. Ao final dos trabalhos será realizada uma exposição do material produzido não só pela oficina de pintura de mural, mas de todas que integram o projeto Laborarte, a exemplo da reciclagem, argila, teatro de bonecos e desenho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.