[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após quase um mês de treinamento, 26 pessoas receberam hoje, dia 18, pela manhã, certificados de conclusão do curso avançado de padeiro. A iniciativa é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju/Fundat-Fundação Municipal do Trabalho, proporcionando qualificação de mão de obra visando geração de emprego e renda para o indivíduo.
Os alunos passaram primeiro pelo curso básico para depois iniciarem o avançado. Ao término, estão prontos para trabalharem como padeiro em qualquer panificadora, da mais simples a mais sofisticada. Eles aprendem a produzir diversas espécies de pães, sonhos, pizzas, biscoitos doces e salgados e outros produtos ligados a área de padaria. Conforme o presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota, para a realização do treinamento, a fundação tem uma parceria com o Moinho Sergipe, que fornece a farinha. “O curso é útil não só para os profissionais, mas também para os empresários do setor, que vão ter funcionários mais qualificados”, ressaltou Mota
Tanto o curso básico quanto o avançado são ministrados na Padaria Escola, coordenada pelo técnico Caetano Holanda Teixeira. O instrutor Hermínio Cardoso Souza, disse que as aulas são de fácil aprendizado, a etapa mais difícil é a certar o ponto da massa no cilindro. A capacidade depende do interesse do aluno em se tornar um bom profissional. “Mesmo depois de formado, ele deve sempre procurar uma reciclagem para estar atualizado com as novidades que vão surgindo”.
Manoel Bispo dos Santos, 42, anos, é um dos que concluiu o curso avançado. Ele já trabalhou como padeiro e entrou no curso para adquirir mais conhecimentos. Atualmente, está desempregado, mas diz ter a certeza que com a capacitação, terá mais chance de trabalho. Também está se especializando como confeiteiro na Padaria Escola.
Segundo Caetano, dois proprietários de panificadoras, já estão interessados em contratar dois alunos que terminaram o curso avançado de padeiro. “Isso porque eles sabem que quem passa pela Padaria Escola, está apto a desenvolver bem a profissão”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.