[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na próxima segunda-feira, 09, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciará a segunda turma do curso de ‘Capacitação em Alimentação e Nutrição’ para os integrantes dos Núcleos de Apoio ao Programa de Saúde da Família (NASF). Durante o curso, serão qualificados os profissionais que atuam nos NASFs dos municípios de Umbaúba, Lagarto, Capela, Nossa Senhora das Dores, Própria, Itabaianinha e Itaporanga D´Ajuda. A iniciativa acontecerá no prédio da Funesa, localizado na travessa Basílio da Rocha, a partir das 8 horas, e tem a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ao longo de cinco dias, os participantes receberão um treinamento voltado para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição que contempla, entre outros temas, o direito humano à alimentação adequada e à segurança alimentar e nutricional. Ainda durante a capacitação, será feita a abordagem sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e a Política Nacional de Aleitamento Materno.

“Esse curso será importante para qualificar a atuação dos profissionais e fortalecer as ações de prevenção e promoção à Saúde com foco na alimentação saudável e no enfrentamento dos distúrbios alimentares, como o sobrepeso e a obesidade”, disse Ronaldo Cruz, gestor da área técnica de Alimentação e Nutrição da SES.

Sergipe implantou o NASF em 11 municípios. Na primeira capacitação foram qualificados 25 profissionais dos municípios de Canindé do São Francisco, Itabaiana, Pacatuba e Cristinápolis. Com a conclusão da segunda turma, será contabilizado o total de 60 servidores, que atuarão como multiplicadores desse conhecimento para a equipe.

Entenda a atuação do NASF

O NASF é uma equipe que não possui uma unidade física, mas participa do cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A atuação desses profissionais contribui para a resolutividade de demandas específicas que chegam às unidades a partir da discussão conjunta de casos, construção de projetos terapêuticos e promoção de ações de Educação Permanente.

Através desses Núcleos, os municípios sergipanos passaram a contar com o apoio de profissionais especialistas que não estão previstos no quadro multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família, o que possibilita a ampliação do cuidado integral da população.

Em Sergipe, o NASF prevê a atuação de fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, ginecologistas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, enfermeiros, pediatras e psicopedagogos.  A oferta dessas especialidades varia conforme a necessidade de cada município e o processo de escolha dessas especialidades segue critérios estipulados pelo Ministério da Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.