Agricultores familiares fazem visita técnica promovida pela Emdagro
Conhecer in loco a rotina de procedimentos na gestão de uma pequena propriedade produtora de leite, a qual tem como base da alimentação dos animais a mandioca e seus derivados, 25 agricultores familiares de Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo participaram, na última quarta-feira (02), de uma visita técnica à propriedade do agricultor familiar Ivo Roberto, localizada no Povoado Campanha, município de São Domingos, no Agreste sergipano. A visita foi motivada por interesse dos agricultores em função do que eles viram durante Dia Especial sobre a mandioca e da manipueira na alimentação animal promovido pela Emdagro, quando da realização da 50ª Exposição Agropecuária de Lagarto, ocorreu no último mês de setembro deste ano.
Durante a visita os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre produção e fornecimento de silagem com ramas de mandioca, feno das folhas de mandioca; uso da manipueira na alimentação dos animais e a raspa. A propriedade não tem área de pastagem, os animais vivem numa situação de confinamento se alimentando em função da mandioca e capim de corte.
O agricultor mostrou ainda para os visitantes um silo de superfície com 18 toneladas de silagem de capim e milho e outro silo com 10 toneladas de silagem de mandioca com milho, atividade esta, que realiza para garantir a sustentabilidade da propriedade na disponibilização de alimentos para os animais o ano todo. “A gliricídia é também um alimento de excelente qualidade para os animais e que não pode faltar numa propriedade rural”, explicou Ivo Roberto.
Ao final da visita foi feita uma avaliação, onde os agricultores visitantes tiveram a oportunidade de expressar suas impressões a respeito da visita técnica. Por unanimidade, os visitantes reconheceram a visita como um ponto de agregação de valor em termos de conhecimento, aguçando, assim, o interesse deles iniciar as atividades semelhantes em suas propriedades.
Já o secretário de política agrícola do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras de Ribeirópolis, José Geraldo, que na oportunidade integrou a comitiva, parabenizou o agricultor Ivo Roberto pelo belo trabalho que desenvolve em sua propriedade e ficou muito grato pelo que viu durante a visita.
Além dos agricultores, estiveram presentes o regional Walter Pinheiro e o assessor Belmiro Araújo; A chefe do Escritório Local Ribeirópolis, Heloiza Maria de Jesus e o técnico Adalberto Sena.
O transporte dos agricultores para São Domingos foi proporcionado pela prefeitura de Ribeirópolis.
Exemplo
Pelo fato do agricultor familiar Ivo Roberto possuir uma vinculação muito próxima com as ações da Emdagro, há 10 anos se especializou no assunto da alimentação animal com a mandioca, tornando-se hoje uma referência no tema. Ele possui uma propriedade de apenas 01ha. (3,3 tarefas) onde mantém a criação de 30 animais bovinos, 10 ovinos 08 suinos e dois animais de serviço (equinos). Dos animais bovinos, 18 são vacas leiteiras que é a atividade principal da propriedade, ou seja, elas proporcionam ao produtor uma produção média diária 150 litros de leite/dia e uma renda bruta mensal de R$ 4.500,00. Somente desta atividade, que é a principal, o agricultor consegue uma renda mensal líquida de R$ 2.000,00; sem considerar as receitas eventuais com outras fontes, a exemplo da venda de animais (ovinos, suínos e bezerros).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Agricultores familiares fazem visita técnica promovida pela Emdagro – Fotos: Ascom/Agricultura