[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O estado de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) coordena o Fórum Regional Nordeste (FRNE) da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR). A partir da articulação com a CONCAR, o Ministério do Planejamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), sedia a capacitação para a Infraestrutura Nacional de dados Espaciais (INDE).

A capacitação está sendo realizada no período de 01 a 03 de outubro no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e tem como objetivo capacitar técnicos de instituições de pesquisa e de planejamento dos estados do Nordeste, visando a  sistematização e disponibilização de dados geoespaciais. No treinamento estão sendo abordados conceitos básicos sobre Infraestruturas de Dados Geoespaciais, ferramentas da INDE, conceitos introdutórios sobre metadados e Geoserviços, além de exercícios práticos.

Os dados geoespaciais produzidos pelos estados derivam de objetos localizados na superfície terrestre, como por exemplo, rodovias, escolas, prédios de interesse. Os fenômenos demográficos, econômicos e sociais também constam nestes dados produzidos

“Esperamos que a partir desta capacitação os órgãos produtores de geoinformação possam aderir à INDE e disponibilizar seus dados ao público no Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais e no visualizador da INDE”, afirmou Luis Bahiana, Gerente para Relações Interinstitucionais do IBGE, ministrante da capacitação. Segundo o palestrante, essa é a segunda capacitação regional realizada pela CONCAR e IBGE, sendo que a primeira aconteceu no Rio Grande do Sul no mês de agosto. A previsão é que capacitações mais específicas sejam realizadas no futuro.

De acordo com o diretor de Geografia e Cartografia da Seplag, Márcio Reis, “o treinamento é importante para os estados do Nordeste que desejam aderir à INDE, como é o caso de Sergipe, pois temos uma série de dados geoespaciais produzidos não só pela Seplag, mas por outros órgãos do Estado, que poderão ser disponibilizados ao público tanto na plataforma estadual que está sendo desenvolvida, o ‘SIG Sergipe’, como na plataforma da INDE”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.