[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), integrantes da Oficina de Karatê, foram avaliados durante Exame de Faixa e receberam novas faixas, caracterizando que os programas sociais executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju estão proporcionando novos horizontes para crianças e adolescentes que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Exame de Faixa foi realizado no Colégio Purificação, quando as habilidades dos karatecas foram avaliadas individualmente pela equipe técnica da Associação Myahira de Karatedor, cujo resultado final foi homologado pela Federação de Karatê Interestilos de Sergipe.

Todos os nove alunos assistidos pela Semasc por meio do Projeto Criança Cidadã foram aprovados e receberam novas faixas. Os adolescentes Sergio Santos Santana, Luan Oliveira, John Lenon dos Santos, Jadson Miller, Gilvan de Jesus e Rodrigo Silva receberam a faixa Laranja. Enquanto Franklin Felipe dos Santos e Cleberson da Conceição receberam a faixa Amarela e Edvânio Alves Lima recebeu a faixa Azul.

Para Sergio Santana, a Semasc está lhe proporcionando novas oportunidades. “É algo maravilhoso. O karatê se transformou em algo muito importante na minha vida”, diz. “Este projeto me tirou da rua e o Karatê me ajudou muito. Vou fazer de tudo para merecer a nova faixa”, declarou.

Edvânio Alves Lima, que recebeu a faixa azul correspondente a um dos níveis mais altos do Karatê, não escondeu a emoção. “O karatê para mim é tudo. Este exame de faixa é mais um passo que estou dando no karatê, e o professor Macedo está me ajudando muito, assim como o projeto também está me ajudando”, comenta. “Minha vida mudou muito depois do karatê porque eu era agressivo no colégio, metido a valentão e briguento. Com o karatê, fiquei mais calmo”, confessou.

Para a coordenadora administrativa do Centro de Referência, Íris Nascimento, este trabalho tem como meta melhorar a auto-estima de crianças e adolescentes, procurando lhes dar um estímulo à vida. “Havendo um estímulo, um incentivo, eu creio que esses jovens vão longe”, ressaltou. De acordo com o professor de Karatê, José Macedo Neto, este é um trabalho social que visa educar o aluno não só para a prática do esporte, mas também para a prática da vida, voltado para a disciplina e a saúde. “Nós estamos preparando os alunos agora para a disputa, porque a partir deste exame de faixa eles começam a entrar no cenário estadual de karatê”, diz. “Em termos de competição no estado, espero que alguns deles sejam classificados para o campeonato brasileiro deste ano”.

No sábado, sete alunos da Oficina de Karatê da Semasc disputarão o XII Campeonato Sergipano de Karatê, que será realizado no Clube do Trabalhador a partir das 9h. Os vencedores se classificarão para o XII Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.