[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta terça-feira, dia 04, adolescentes do projeto Gurilândia, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, receberam o certificado de conclusão do curso de serigrafia. A entrega aconteceu no auditório do CAIC do bairro Getúlio Vargas, onde é desenvolvido o projeto.
Dos 14 formandos, cinco foram encaminhados através da Campanha de Combate à Mendicância e ao Trabalho Infanto-Juvenil, realizada pela SMASC desde fevereiro deste ano em Aracaju. “Estamos muito felizes em contribuir para o progresso de todos vocês”, afirma a diretora da Coordenadoria de Assistência Social da SMASC, Yolanda de Oliveira, representando a secretária Ana Côrtes na ocasião.
A coordenadora do Gurilândia, Maria Glácia dos Santos ressaltou a importância do projeto que, além da bolsa de meio salário pelo estágio em órgãos municipais, facilita o acesso dos adolescentes no mercado de trabalho. “Espero que esta oportunidade de qualificação profissional e convívio no ambiente de trabalho do estágio valha como experiência para vocês no futuro”, deseja.
“Este foi o primeiro curso de capacitação que participei. Gostei muito, pois estou pronta para trabalhar com serigrafia”, afirma a estudante Joelany Rito, 16 anos, integrante do projeto desde fevereiro.
Para Jeano Silva da Costa, 16 anos, ex-lavador de carros do estacionamento dos mercados municipais, a capacitação vai contribuir para implementar a renda familiar. “Trabalhei dois anos lavando carros e não tinha dinheiro certo. Parecia que eu não ia sair daquela vida até que a assistente social conversou comigo. Abracei essa oportunidade e pretendo me sair bem”, afirma o garoto entusiamado.
Joelany e Jeano, assim como a maioria da turma de formandos em serigrafia, estão ingressando no programa de estágios do projeto e poderão fazer o curso de informática, parte da capacitação destinada aos adolescentes.
Com o curso concluído, esses jovens estão habilitados para aplicar a técnica da serigrafia, baseada na reprodução de imagens e letreiros em superfícies planas ou lisas de diversos materiais. Durante o curso, a turma produziu camisetas e adesivos para a prefeitura, tendo com isso, noções de como lidar com o mercado de trabalho.
Implementar a atual realidade de jovens carentes, com vistas a um futuro de oportunidades, é um dos principais objetivos do projeto. Atualmente, 150 adolescentes, de 16 a 17 anos e 11 meses, são beneficiados pela Prefeitura de Aracaju, através do Gurilândia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.