Acordos de cooperação entre Guarda e secretarias municipais trazem benefícios à população
Ao identificar a necessidade da presença de guardiões, as secretarias fazem o pedido à Guarda Municipal, que reserva alguns homens do efetivo para ficar de prontidão nos locais requeridos. De acordo com o diretor-geral da GMA, coronel Magno Silvestre, conforme solicitado pela Semed, existem guardas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Antônio Carvalho Neto (bairro América), Laonte Gama (Santa Maria), Diomedes Santos Silva (Santa Maria).
Há guardiões também em diversos pontos dos mercados municipais, a pedido da Emsurb, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Celso Daniel (Santa Maria), Elizabeth Pita (Santa Maria), Humberto Mourão (São Conrado) e Osvaldo Leite (Santa Maria), como acordado com a SMS. “Estamos fazendo convênios também com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) para colocar guardiões em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em Unidades de Qualificação Profissional (UQP)”, informa coronel Magno.
Segundo ele, os convênios funcionam sob a lógica cooperativa. “Recebemos em troca insumos para a Guarda Municipal: veículos, equipamentos, material”, explica, ressaltando que as parcerias só têm sido possíveis graças ao processo de reestruturação pelo qual a GMA tem passado. “Nos últimos meses, aumentamos nosso efetivo em mais de 75 guardiões, dos quais 25 faltam ser nomeados. Também adquirimos fardamentos novos, consertamos motos e estamos realizando licitação para a compra de mais dois veículos”, destaca o diretor-geral da Guarda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]