[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Acolhimento, método implantado desde a primeira gestão do prefeito Marcelo Déda nas unidades de saúde de Aracaju, visa uma melhor forma de atender as pessoas que chegam nos postos em busca de algum atendimento. O serviço ouve o paciente e propõe uma solução para o problema. Cada caso é avaliado em sua necessidade e se o usuário não puder ser atendido no mesmo dia, ele terá a sua consulta agendada. “O Acolhimento é um procedimento de escuta qualificada, que prioriza o atendimento segundo a queixa do usuário. Alguns casos conseguimos resolver no próprio Acolhimento, outros são encaminhados ao procedimento específico”, ressalta a enfermeira da Unidade Joaldo Barbosa, Joseane Cruz.

Para ela, o método adotado tem solucionado grande parte das queixas que se dirigiam aos atendimentos em Unidades de Saúde. “Não há mais necessidade do usuário chegar às cinco da manhã, o Acolhimento inicia às sete e todas as pessoas serão atendidas”, garante a enfermeira. Ainda segundo ela, um problema que tem incomodado diz respeito às prioridades nos atendimentos. “Os atendimentos são priorizados conforme as necessidades mais urgentes, e não seguindo necessariamente a uma ordem de chegada. Os usuários precisam ser educados sobre o procedimento”, avisa.

A usuária Maria de Fátima Santos, 34, também destacou as melhorias nos atendimentos após a implantação do Acolhimento. “ Antes eu enfrentava fila e não conseguia ser atendida, aqui era um sufoco. Eu vinha às 2 da manhã e ouvia que não tinha ficha, agora o atendimento melhorou muito”.

Atualmente o procedimento já é realizado em todas as Unidades de Saúde do município. Na Unidade Joaldo Barbosa, no bairro América, o Acolhimento atende a uma média de 100 pessoas por dia. Durante o Acolhimento os usuários são ouvidos e as consultas somente são marcadas após a avaliação do enfermeiro atendente, agilizando o serviço.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.