[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Implantado desde a primeira gestão da atual administração, o acolhimento, serviço que qualifica o acesso da população à saúde pública, tem provocado mudanças significativas no atendimento à população aracajuana nas Unidades de Saúde da Família (USF). Partindo de uma concepção de que serviço de saúde não é exclusivamente para curar determinada doença, o serviço se propõe a oferecer um atendimento mais confortável e humanizado a população, visando como objeto de trabalho não a doença, mas as necessidades individuais de cada usuário.

Concebido como um procedimento de escuta qualificada, o acolhimento prioriza o atendimento dos usuários segundo suas queixas. Mediante o serviço são priorizados os casos que necessitam mais, casos de maior urgência, possibilitando, desta forma, que aqueles que se encontram em maior estado de risco possam ser atendidos primeiro.

“Diferentemente de outros setores como o bancário, onde a prioridade do atendimento é geralmente, entre os iguais, de quem chegou primeiro, no caso da saúde quem deve ter prioridade são aqueles que necessitam mais, porque o que está em risco é a vida das pessoas”, explica o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho.

O secretário explica ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também qualificou o profissional que antes desempenhava a função do enfermeiro acolhedor. Segundo Rogério, esta função antigamente era desempenhada por um profissional administrativo, que atendia a população através de senhas friamente distribuídas. “Hoje agente tem um profissional de nível superior, qualificado e de alto padrão que é o enfermeiro que faz o acolhimento e consegue estabelecer qual é a situação que requer atendimento prioritário, como também atende e escuta as principais queixas da população que se beneficia do serviço, qualificando essa queixa e orientando de que maneira essa queixa pode ser atendida da melhor forma. Além da garantia de que todos serão atendidos”, ressalta.

O acolhimento acabou com aquelas filas incômodas que pertubavam o acesso dos usuários aos serviços de atenção básica. “Com a implantação desta nova tecnologia, agora não há mais a necessidade do usuário se acordar às cinco horas da manhã para conseguir uma ficha. O acolhimento inicia às sete e todas as pessoas serão acolhidas”, garante a enfermeira da Unidade Joaldo Barbosa, Joseane Cruz.

Atualmente o procedimento já é realizado em todas as Unidades de Saúde do município. Na Unidade Joaldo Barbosa, no bairro América, o Acolhimento atende a uma média de 100 pessoas por dia. Durante o Acolhimento os usuários são ouvidos e as consultas somente são marcadas após a avaliação do enfermeiro atendente, agilizando o serviço.

Tecnologia
O acolhimento é uma tecnologia pensada para garantir acesso e organização do processo de trabalho em 100% da rede. Sua atuação é proporcionada através da padronização e ambiência das unidades, que passaram a contar com: sala de espera ampla; banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais; sala de observação equipada para situações de urgência; ala de procedimentos e de atendimento individual; espaço para reunião e sistema de esterilização de acordo com as normas da vigilância sanitária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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