Ações de inclusão dos PNEE na rede municipal foram destaque em seminário do MEC
O Seminário reuniu 266 representantes dos 106 municípios pólos do Programa de Educação Inclusiva “Direito a Diversidade”, além de representantes dos Estados envolvidos no Programa, para que fosse realizada uma avaliação das ações e resultados obtidos desde 2003, quando o programa foi implantado pelo MEC. O município de Aracaju foi representado pela coordenadora-pólo do Programa de Educação Inclusiva “Direito a Diversidade”, Niraildes Prado, e pela atual coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Semed, Fátima Maria Diniz.
Em Aracaju, e mais 17 municípios sergipanos, a exemplo de Campo do Brito, o programa vem sendo desenvolvido desde 2004. De acordo com Niraildes Prado, o programa já está surtindo efeitos satisfatórios, por isso mereceu tanto destaque durante o seminário. No Censo 2004, foi constatado que 57% dos alunos com necessidades especiais se encontram nas escolas públicas, devido, primordialmente, à capacitação iniciada em Aracaju e que foi multiplicada para educadores do interior do Estado.
Os efeitos diretos dessas constatações satisfatórias foram a permissão, pelo MEC, da
continuidade do trabalho de inclusão dos PNEE realizado pela Semed em Aracaju, a possibilidade da coordenação-pólo na capital promover capacitações para educadores de todo o Estado e, primordialmente, o repasse de recursos do MEC para a implantação de duas salas de recursos, com o objetivo de dar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais matriculados na rede municipal de ensino.
“Nosso principal interesse é que seja disseminado em todos os municípios de Sergipe a Educação Inclusiva de uma forma geral, que todos os professores transformem os sistemas educacionais em sistemas inclusivos e que as escolas estejam preparadas e abertas para receber os alunos com essas necessidades”, declarou a coordenadora-pólo do Programa em Aracaju, Niraildes Prado.
De acordo com a Niraildes, a capital terá uma nova capacitação para o ano de 2005. “Todo o relatório que foi enviado ao MEC foi aprovado. Então, haverá um outro seminário que também irá capacitar os educadores de Sergipe”, declarou. A segunda etapa de capacitação em 2005 terá novos eixos temáticos para a formação de Gestores e Educadores, dentre eles, “Inclusão: Um Desafio para os Sistemas Educacionais”, “Fundamentos e Princípios da Educação Inclusiva”, “Escola e Família: Um Compromisso Comum em Educação” e “Orientações e Marcos Legais para a Inclusão”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ações de inclusão dos PNEE na rede municipal foram destaque em seminário do MEC – Representantes da PMA em Brasília