[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) têm destaque em nível nacional. O Projeto Meu Brother, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) entre crianças e adolescentes na perspectiva de desenvolver consciência em torno da necessidade de preservação de doenças sexuais transmissíveis foi escolhido entre os 1.800 projetos apresentados nacionalmente para ser abordado durante o VI Congresso Brasileiro de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, que terá como tema “Desafios da Prevenção e da Assistência no Sistema Único da Saúde (SUS)”.

Durante o Congresso, que será realizado a partir deste sábado, dia 4, em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, o educador social Marcelo Lima, idealizador do projeto, fará a apresentação das ações específicas desencadeadas pela Semasc entre crianças e adolescentes em Aracaju na prevenção de DSTs/Aids. O evento será encerrado no dia 7. O projeto é realizado pela Semasc com ações desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social entre crianças e adolescentes inseridos nos programas Agente Jovem, Criança Cidadã e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Eu me transportei para o universo dos adolescentes e esse foi o segredo da aprovação do meu trabalho já que deixei de lado a forma técnica e apostei na linguagem direta com todos eles”, comenta o educador social. “Profissionalmente foi ótimo. Graças a Semasc, que acreditou na minha proposta e percebeu que eu poderia levar adiante este trabalho”, analisa Marcelo.

A proposta do Projeto Meu Brother é articular ações sócio-educativas para tratar de temas relevantes para a saúde da pessoa humana, especialmente quanto à prevenção de DSTs e Aids, gravidez na adolescência, homossexualidade, dentro de novos conceitos que quebram barreiras do preconceito. Durante as atividades sócio-educativas, o educador social procura utilizar uma linguagem simples, vivenciada pelos próprios adolescentes.

Seleção

O Projeto Meu Brother da Semasc foi escolhido entre outros 1.800 projetos desenvolvidos no país enviados para apreciação da comissão organizadora do Congresso. Entre as propostas apresentadas, apenas 500 foram aprovadas para apresentação durante o VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e AIDS. O educador social Marcelo Lima já está se preparando para fazer a apresentação do projeto da Semasc durante o Congresso em Belo Horizonte.

Na apresentação, Marcelo Lima fará apresentação dos resultados práticos das ações da Semasc, realizadas por meio de oficinas sócio-educativas e palestras entre os adolescentes em Aracaju. Para Marcelo, o sucesso do projeto é fruto dos incentivos e apoio que recebeu da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Os resultados positivos práticos obtidos com as ações do projeto estão visíveis nas relações familiares e no comportamento do público alvo. “Houve uma maior interlocução dos adolescentes com a família”, comenta o educador.

Quando participam das atividades, os adolescentes se entusiasmam. Para Fabiana Ferreira Nunes, 16, que participa do Programa Criança Cidadã, as palestras só enriquecem e proporcionam melhoria nas relações humanas entre os adolescentes. “É uma atividade muito importante que este programa está desenvolvendo com todos nós. Assim, a gente tem oportunidade de conhecer as mudanças que ocorrem na fase da adolescência e a maneira de nos prevenir de doenças”, comenta. “Antes de ingressar no Criança Cidadã, eu não tinha boas oportunidades como essa. Trabalhava em um bar, mas hoje, inserida no Criança Cidadã, minha vida está bem melhor. Agradeço muito essa oportunidade à Semasc”, relata.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.