[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todos os dias elas acordam, tomam café, vão à escola. À tarde retornam ao lar, participam de atividades físicas ou recreativas, como a capoeira, e ainda contam com o apoio de uma pedagoga para o reforço escolar. Como a de qualquer outra criança, essa é a rotina de 19 crianças de sete a doze anos que estão morando provisoriamente no Abrigo municipal Caçula Barreto. Criado em janeiro de 2000 pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, o abrigo recebe crianças que vivem na rua ou em situação de risco dentro da própria casa. “Elas são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares ou pelo Juizado de Menores. O nosso objetivo é justamente reinseri-las na família”, esclareceu a diretora da instituição, Denise Santana.
Enquanto isso não acontece, toda uma estrutura está montada para garantir um dia a dia saudável aos pequenos moradores. “Contamos com uma equipe técnica formada por um assistente social, um psicólogo e uma pedagoga que faz um acompanhamento freqüente junto à criança”, informou a diretora. Treze educadores sociais também se revezam para cuidar da meninada, dando carinho e atenção 24 horas por dia.
Para a pedagoga Denise Santana, há um ano e meio na direção do abrigo, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura é bastante gratificante. “Muitas vezes a criança chega aqui sem saber assinar o nome. Quando sai, já está alfabetizada”, fala, orgulhosa. Quem quiser ter maiores informações, o abrigo fica na rua Alagoas, nº 2758, bairro Siqueira Campos, telefone 241-4100.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.