[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o intuito de mostrar a possibilidade de criação de fundos de investimento para o Estado e o município na área ambiental, o diretor do Fundo Nacional do Meio Ambiente, (FNMA), Elias de Paula de Araújo, esteve nesta sexta-feira, 3, em reunião com atores sociais e  membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O encontro aconteceu no auditório da Codise.

De acordo com o diretor do FNMA, a criação de fundos provenientes de taxas que são cobradas pelo Estado e pelos municípios somaria com o apoio que já é dado pelo Fundo Nacional através de projetos ambientais. "Aracaju já trabalha com essa estratégia. Está inclusive, inserida na Rede Brasileira de Sócios Ambientais. Com o apoio da Semarh na estruturação do sistema estadual de financiamento e fomento ambiental, a gestão ambiental de Aracaju será exemplo para todos os municípios de Sergipe", salientou Elias de Paula.

De acordo com Elias, a capacidade de organização, formulação e execução feita por cada município fortalecerá a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) por meio da participação social. "Há uma maior concentração de recursos no centro sul do país. No norte e no nordeste é crescente, mas precisamos fazer com que a gestão ambiental nasça dentro de cada município de uma forma mais independente", frisou.

Pesquisadores, professores, estudantes, analistas e diretores de várias instituições do estado como Ibama, Seed, Fepese, Semear, Embrapa, além de outros convidados, participaram da reunião que ocorreu no auditório da Codise.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.