[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), retoma neste sábado, dia 7, a partir das 19 horas, os encontros do Cineclube Sanatório, com a exibição do filme ´O Bandido da Luz Vermelha´ (1968), de Rogério Sganzerla.

Esta película brasileira, do gênero policial, baseada na vida do famoso criminoso João Acácio Pereira da Costa, o ´Bandido da Luz Vermelha´, é considerada a maior representante do cinema marginal. O roteiro denota uma familiaridade muito grande com a história contada e com a narração à maneira dos programas policiais de rádio.

Sinopse do Filme

´Jorge´, um assaltante de residências de São Paulo, apelidado pela imprensa de ‘Bandido da Luz Vermelha’, desconcerta a polícia ao utilizar técnicas peculiares de ação. Sempre auxiliado por uma lanterna vermelha, ele possui as vítimas, tem longos diálogos com elas e protagoniza fugas ousadas para depois gastar o fruto do roubo de maneira extravagante.

Na cidade de Santos se apaixona pela musa ´Janete Jane´, conhece outros assaltantes, um político corrupto e acaba sendo traído. Perseguido e encurralado, encontra somente uma saída para sua carreira de crimes: o suicídio.

Cineclube Sanatório

O Cineclube Sanatório, criado em maio deste ano, surgiu da necessidade de encontrar um espaço adequado para a discussão de textos sobre o assunto, incentivar a veiculação da produção audiovisual sergipana, além de impulsionar o público no sentido de ter contato com outras produções fora do circuito comercial.

Segundo o coordenador de produção do NPDOV, Paulo Rogério, a criação do Cineclube está incluída no projeto da Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura (Minc). Ele explica que dentro da estrutura do Núcleo já estava previsto este projeto e agora o NPDOV, junto com seus alunos, dá esse importante passo.

“A ideia é assistir, discutir e realizar filmes. Sendo assim. entrar no circuito nacional de cineclubes, fazendo intercâmbio com outros grupos. Em resumo, a meta é reunir pessoas que gostam de cinema e realizar mostras temáticas em homenagem a cineastas”, revela o coordenador.

Desde o primeiro encontro, já foram exibidos filmes como ´Copacabana Mon amour´ (1970), de Rogério Sganzerla e ´A Família do Barulho´ (1970), de Júlio Bressane. As reuniões do Cineclube acontecem com periodicidade quinzenal. O próximo encontro do mês de julho está marcado para o dia 21, sempre às 19 horas, com a exibição do filme ´Macunaíma´ (1969), de Joaquim Pedro de Andrade.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira está localizado na Rua Lagarto, 2161, bairro São José. Informações: (79) 3211-1505.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.