[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Não é ao acaso que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha com diretrizes em ´Saúde e Cidadania´. Foi nesse sentido que o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Rotariano Dr. Wilson Rocha (Liberdade) promoveu uma festa junina pra lá de animada na tarde de hoje, quarta-feira. A ocasião contou com a participação de gestores, usuários e demais funcionários do Centro.

Foi ao som de sucessos do rei do baião, Luiz Gonzaga, que um coral formado pelos assistidos e colaboradores deu boas vindas aos presentes. Para a terapeuta ocupacional do Caps, Fabiane Brandão, “a música tem importância fundamental no processo de inclusão social, por isso é, sobretudo, uma ferramenta de sociabilização”. A terapeuta falou também do esforço, alegria e orgulho dos assistidos na apresentação.

O tema ´festa junina´ foi trabalhado de forma bem completa pelos organizadores do evento. Quem compareceu ao Caps Liberdade pôde conferir de perto bazar de roupas para a comunidade, a tradicional brincadeira da pescaria, ponto da prevenção e uma farta mesa com mungunzá, canjica, arroz doce, amendoim, laranja e muito mais. A alegria foi o principal tempero de todas as atividades.

Para a coordenadora do Caps Liberdade, Sony Petres, a realização da ‘festinha’ faz parte de um calendário sistemático em celebração às datas comemorativas do ano. “Esse tipo de ação é importante para incluir socialmente e conseguir parceiros na comunidade. Inclusão e extensão não podem andar separadas”, diz.

Quadrilha e casamento caipira também não faltaram. Embalados pelo som do sanfoneiro e regente da Orquestra Sanfônica de Aracaju, Evanilson Vieira, grandes rodas, caracóis, e outras evoluções foram preparadas pelos assistidos e arrancaram aplausos do público presente. Além dessa quadrilha do Caps, a ‘Raio de Sol’ também estava presente. “É um prazer muito grande estar presente nesta festa e animar as quadrilhas e o público. Não existe melhor elemento que sensibilize, integre, emocione e promova a alegria do que a música”, diz o regente.

Assistência

O trabalho dos Centros de Assistência Psicossocial tem agradado familiares dos usuários. Irailde Silva é mãe de dois assistidos. Segunda ela, “as atividades desenvolvidas nos Caps mudaram significativamente o comportamento dos meus filhos, que estão mais calmos e felizes”, pontua a dona de casa.

O Caps Liberdade tem em seu cadastro cerca de 900 usuários. Destes, em torno de 400 são assistidos diária e semanalmente. O centro faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (REAP) e atende a portadores de transtornos psíquicos em adultos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.