[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Apontado nacionalmente como referência em Saúde Pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju recebeu hoje, segunda-feira, a visita de 46 estudantes de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Divididos em grupos de cinco, eles passaram toda à tarde visitando algumas unidades de saúde do município para conhecer a lógica de funcionamento do Projeto Saúde Todo Dia, da Prefeitura de Aracaju.

Durante os próximos sete dias, eles estarão visitando unidades de saúde, visitando Centros de Atenção Psicossocial (Caps), conhecendo a lógica de funcionamento do Projeto Saúde Todo Dia, bem como participando do dia-a-dia das equipes que compõem as redes assistenciais do SUS municipal.

De acordo com o estudante da UFBA Ciro Santana, que é um dos monitores do grupo, a proposta da iniciativa é mostrar para os estudantes que estão entrando agora no curso, que é possível construir um SUS abrangente, resolutivo e comprometido com a assistencial integral à saúde da população. “Quando estive aqui no ano passado, ainda como calouro, fiquei muito impressionado com a organização do sistema, principalmente com a lógica do acolhimento. Com uma concepção de saúde tão ampliada como esta que é desenvolvida aqui em Aracaju, notamos que não é utopia, mas que é possível construirmos o SUS”, comenta Ciro Santana.

Ainda de acordo com Ciro Santana, os universitários, divididos em grupos de cinco, visitaram sete unidades básicas. “Cada grupo foi para uma região diferente para conhecer a atuação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), como também acompanhar os Agentes Comunitários de Saúde no seu trabalho de território”, informa Ciro Santana. Ele lembra que essa iniciativa do Damed também é muito importante por possibilitar um maior engajamento dos estudantes com o movimento estudantil.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Aida Britto, essa é a segunda visita que Saúde Municipal recebe de estudantes calouros do Damed. Para ela, essa iniciativa também é importante para a Coordenação de Educação Permanente da Saúde da SMS. “Para nós a importância da visita está no intercâmbio com a formação, com a universidade. Além disso, trata-se também de uma oportunidade para que possamos divulgar o nosso SUS, oportunidade para ampliarmos o olhar dos estudantes de outros estados para o nosso sistema de saúde”, destaca a coordenadora do Ceps.

Os 48 estudantes calouros de Medicina ficarão em Aracaju até o próximo dia 2, sexta-feira, alojados no Ginásio Constâncio Vieira. A equipe do Ceps da SMS estará participando das visitas e oferecendo apoio pedagógico. Durante a semana, eles estarão visitando unidades de saúde; conhecendo o dia-a-dia das equipes do Programa Saúde da Família (PSF); o funcionamento da Rede de Urgência e Emergência, da qual fazem parte o Samu e os dois Hospitais Municipais; a política de desospitalização e Luta Antimanicomial da Rede de Atenção Psicossocial, além das coordenações de Gestão do Cuidado e Vigilância Sanitária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.