Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de medicamentos
De acordo com o coordenador de Farmácia da SMS, Álvaro de Castro, a perda dos prazos por parte dos fornecedores dos medicamentos fez com que os contratos firmados até o final do ano passado não fossem cumpridos. Por conta disso, a legislação prevê que os contratos devam ser cancelados. Ele explica que novas licitações já foram feitas no início do ano, com prioridade para os medicamentos de hipertensão e saúde mental.
A expectativa do coordenador é que na primeira semana de março sejam normalizados os estoques de medicamentos da Saúde Mental, hipertensão e diabetes. Os demais remédios da farmácia básica deverão chegar num prazo máximo de 15 dias depois. “Na compra dos medicamentos, nós priorizamos as necessidades mais urgentes, que são os medicamentos da saúde mental, hipertensão e diabetes”, explica Álvaro Castro.
Enquanto os medicamentos não chegam, as equipes de saúde vêm realizando uma rede de ajuda para garantir o abastecimento de medicamentos nas unidades básicas. “A gente vem realizando uma rede de ajuda, onde todas as unidades de saúde estão se apoiando para que o atendimento e o acompanhamento aos usuários sejam garantidos, pois o importante é garantir o atendimento. Mas, a gente também precisa compreender todo o processo burocrático, que é o que causa mais demora”, salienta a coordenadora da VI Região da Atenção Básica, Anaide Prado, ao se referir à falta de alguns medicamentos em unidades básicas.
Aumento da demanda
De acordo com a coordenadora de Logística da SMS, Maria da Natividade, o crescimento da rede assistencial do município de Aracaju (a ampliação da cobertura do SUS entre os aracajuanos) foi responsável pelo aumento considerável na demanda de medicamentos no município. “Só para se ter uma idéia desse aumento, atualmente nós disponibilizamos uma média de 1,2 milhão de comprimidos por mês em nossa farmácia básica. Em 2003, a demanda correspondia a apenas um terço desse quantitativo”, informa.
Para a coordenadora, um outro problema ainda diagnosticado está na demanda de receitas externas. Aracaju é hoje o único município capaz de atender à demanda de todo Estado. Grandes números de consultas e medicamentos ofertados hoje em Aracaju são usufruídos pela população do interior. Em unidades como a USF Anália Pina a demanda externa chega a ser de 27%. Uma a cada quatro pessoas atendidas na unidade é oriunda de outros municípios.
Estoque e distribuição
Álvaro de Castro explica que a compra de medicamentos é feita pela SMS duas vezes ao ano. De modo que, algo correspondente a uma quantia superior a R$ 150 mil é investido mensalmente na compra dos itens da farmácia básica. Esses investimentos são pactuados entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju.
O trabalho de gerenciamento de estoque e fornecimento de medicamentos para todas as unidades de saúde e os dois hospitais do município de Aracaju é desenvolvido pela Coordenação de Logística (Colog) da SMS. Atualmente, a Colog mantém em seu estoque 243 tipos de medicamentos e materiais médico-cirúrgicos que suprem todos os programas desenvolvidos pelo modelo assistencial implantado em Aracaju, além dos produtos e insumos para a manutenção das unidades.
A padronização dos itens de medicamentos obedece a diversos critérios que levam em conta, entre outros, os índices epidemiológicos da população e a demanda dos medicamentos. Nesse ponto, Aracaju mostra ser uma referência nacional por garantir em sua farmácia básica um número de itens de medicamentos bem superior ao que é exigido pelo Ministério da Saúde, que é de apenas 43 itens.
“Nós operamos a partir de um sistema que controla o estoque, a validade deste estoque, o valor gasto com cada item específico, distribuindo o material a partir de uma média de consumo mensal”, explica a coordenadora. “Dentro dessa premissa, se ocorrer qualquer necessidade emergencial ou eventual, temos condições de atender aos pedidos em 24 horas”, completa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]