[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na primeira quinzena de março, a administração municipal entregará aos moradores do bairro Santa Maria a nova escola pública de Sergipe, que levará o nome de Vitória de Santa Maria. A maior unidade de ensino público do Estado vai levar educação de qualidade às crianças do Ensino Infantil e Fundamental, além de contar com um bloco para berçário.

O projeto está sendo concretizado através de parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ministério Público, Petrobras (Fafen) e Governo do Estado. O objetivo é contribuir para a redução do déficit educacional no bairro, que de acordo com o censo realizado pelo Ministério Público é de aproximadamente duas mil crianças e adolescentes em idade escolar fora das unidades de ensino.

De acordo com o engenheiro da obra Marcelo Nascimento Sobral, 95% já foi concluído. “Agora estão sendo executados alguns detalhes. No bloco A, por exemplo, resta apenas o assentamento de pisos de vinílico Paviflex, que é a melhor tecnologia européia para pisos e revestimentos de ambientes internos com tráfego médio e intenso. Além disso, é uma boa opção para o bloco infantil por ser de fácil limpeza, versátil, econômico e durável no revestimento”, explica o engenheiro.

Ele informa ainda que apenas o bloco E vai ser pintado, pois os demais já estão totalmente prontos. “A cobertura já está finalizada, os forros, bancadas de mármores e granitos para abrigar pias no setor infantil, prateleiras de mármores. Tudo isso já está pronto, além da iluminação que já está quase concluída”, afirma Sobral.

Estrutura

A área que irá compor o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental da escola Vitória de Santa Maria constituirá cinco blocos (A/B/C/D/E). Serão 16 salas para Educação Infantil e Fundamental, que irá abrigar os dois ensinos. A Educação Infantil contará com 10 salas para as crianças, além de berçários de 0 a 1 ano, 2 e 3 anos, fraldário, brinquedoteca e parque. A extensão total da área a ser construída é de 13.747.28 m².

A escola abriga ainda uma videoteca, lavanderia, cozinha, além das salas de coordenação e diretoria, que já estão recebendo os últimos acabamentos, para que os alunos sejam recepcionados em uma escola bonita e segura, através de uma infra-estrutura moderna e confortável.

Vias de acesso

Para garantir acesso seguro ao local, 20 profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estão construindo as vias de acesso até a Escola, totalizando 520 metros de pista. As vias estão distribuídas em uma rua principal e duas paralelas, acabando ainda com a poeira que ficava na construção da escola, já que a rua era de barro. As três vias serão finalizadas na próxima semana.

A rua principal tem 200 metros de comprimento por 20 metros de largura; a secundária tem 200 metros de comprimento por sete metros de largura. Já a rua de ligação entre as duas principais terá 120 metros de comprimento por sete de largura.

De acordo com o técnico da Emurb Givaldo Bonfim Santos, a pista principal já está recebendo os serviços de confecção de calçadas, assim como acontece na rua lateral. “Já a rua que fica localizada no fundo da escola está em fase de imprimação para que seja colocado o asfalto”, explica o técnico. Ele informa ainda que será construída uma travessa para ligar a frente ao fundo da escola, sem ter que ir até o final, onde está sendo construída a rua de ligação.

A pista principal é banda seca, com inclinação para que a água das chuvas possa correr no canal do Padre Pedro, chegando até o canal Santa Maria. O técnico informou também que será feito um trecho do canal Padre Pedro, para que se tenha ligação com o canal Santa Maria, através de um canal revestido de gabião (pedras revestidas com arame). “Assim, na época das chuvas os alunos continuaram freqüentando normalmente”, explica Bonfim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.