[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, participou na manhã de hoje, 24, da abertura da Macro-Regional Nordeste de Coordenadores de Programas Estaduais e Municipais de DST/Aids. O evento acontece no hotel Celi e propõe como tema “Enfrentamento ao avanço da epidemia causado pelo vírus HIV”.

Convidado para participar da solenidade de abertura, Rogério Carvalho fez uma breve abordagem sobre o desenvolvimento do Programa Municipal de Saúde Mental, e como suas ações estão integradas aos demais programas, inclusive o de DST/Aids. Segundo o secretário, para o trabalho de prevenção se torna imprescindível o trabalho permanente de educar e informar.

“Nós temos em Aracaju um projeto, em parceria com a sociedade civil e Ministério da Saúde, que nos permite trabalhar com educação permanente junto a grupos vulneráveis, que é o Projeto Redução de Danos. Trabalhar com redução e prevenção de danos é trabalhar na promoção da saúde, precisamos estender essas ações para um público maior, contextualizando outros riscos, rompendo com o senso comum e trabalhando com a autonomia do usuário. Queremos produzir libertação”, explica Rogério Carvalho, enfatizando a experiência adquirida pela SMS através do Projeto Acolhimento de Risco, do Programa Municipal de DST/Aids. Segundo Rogério, torna-se pertinente a discussão de propostas educativas, culturais e esportivas como meios à redução de danos.

Rogério Carvalho também abordou sobre o tema escolhido para o Dia da Luta Mundial Contra a Aids, que neste ano traz como foco a luta contra o preconceito (Aids e Racismo: O Brasil tem que viver sem preconceito). “A Aids é um problema do mundo inteiro, não dá mais para concebê-la de forma isolada. Ela é uma epidemia que reflete a própria história da humanidade, pois caminha conforme o seu comportamento social. Precisamos pensar em uma nova síntese que garanta inclusão social, defesa da vida, liberdade individual e os estados mediadores que proporcionem a efetivação desses direitos”, conclui.

A abertura do evento contou ainda com a participação do grupo de teatro do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), da Saúde Municipal, “A arte de prevenir é melhor do que remediar”, que apresentou uma esquete teatral sobre DST/Aids.

Feira de Saúde
Rogério Carvalho também participou da II Feira de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, que acontece durante todo o dia de hoje no Colégio Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio.

A feira deste ano pretende trabalhar várias oficinas que abordam os temas: Planejamento Familiar; Saúde Mental; Saúde Bucal; Diabetes, prevenção contra o câncer do Colo do Útero, Hanseníase e DST/Aids. No final das oficinas os estudantes participarão da construção de um quadro com exposições sobre as oficinas trabalhadas.

Na abertura Rogério conversou com as crianças, falou da importância da higiene para saúde, dos cuidados preventivos e lembrou da importância do trabalho educativo que a Saúde Municipal vem desenvolvendo ao longo da sua administração, como por exemplo o trabalho que vem sendo realizado contra os trotes para o Samu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.