Trabalho em conjunto com a comunidade é imprescindível no combate a dengue
Essa importância se deve ao fato de que muitos dos casos registrados da doença são provenientes de descuidos da população. Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Sidnei Sá, há um acompanhamento diário por parte dos agentes comunitários de saúde que desenvolvem trabalhos através de visitas de rotina com ações educativas que envolvem a orientação preventiva e de controle da doença. Além disso, eles executam o tratamento químico e mecânico dos criadouros de larvas.
“Mas existem bairros que apresentam uma resistência enorme. Por exemplo, o agente vai hoje e realiza todo o seu papel e quando retorna, daqui a uns quinze dias, ele encontra todos os focos da doença novamente”, comenta Sidnei. Por isso há a insistência na conscientização do papel do cidadão quanto ao controle da doença.
Atitudes muito simples podem colaborar para a diminuição da infestação do mosquito. A coordenadora explica que um simples tanque de lavar roupa pode ser um criadouro em potencial dos ovos dos mosquitos e ainda acrescenta que o acúmulo de lixo também é um fator de risco, não só para a proliferação do Aedes Aegypti, mas também do Cúlex, mais conhecido como muriçoca. “O município possui um serviço de recolhimento de lixo regular, não há a necessidade de acúmulo, em todos os setores da prevenção a sociedade pode e deve colaborar para cumprir o seu papel de cidadão”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Trabalho em conjunto com a comunidade é imprescindível no combate a dengue – Agente Comunitário de Saúde em visita de rotina