Realização do Congresso da Cidade compara Aracaju às mais modernas cidades do mundo em Planejamento Urbano
Para a secretária, o evento é um marco na história da administração municipal, inserindo a mudança de padrão na definição de políticas públicas e normas administrativas para a cidade. “Qual a diferença entre discutir e definir políticas públicas dentro de um gabinete com meia dúzia de técnicos e alguns políticos, ou de se trabalhar dessa forma, com participação coletiva?”, questionou a secretária. “A resposta é o rompimento com um mecanismo autoritário que queremos eliminar da nossa administração acompanhando o que há de mais moderno no mundo”, concluiu.
QUALIDADE DE VIDA
Ainda segundo a secretária, o modelo adotado em Aracaju segue a tendência das cidades reconhecidas pelo eficaz planejamento estratégico, cujo desenvolvimento participativo inclui respeito ao meio ambiente, respeito ao seu povo e peculiaridades locais.
“Pela participação maciça dos diversos segmentos sociais, nós tivemos a confirmação de que é justamente por isso que a população anseia e nós ficamos muito felizes com isso”, disse Lúcia Falcón.
PROPOSTAS
Outro aspecto importante que marcou a segunda edição do Congresso da Cidade, realizado ontem e hoje, foi a qualidade das propostas apresentadas.”Isso nos dá ânimo por um lado e tranqüilidade por outro. O ânimo se deve à participação qualificada de praticamente todos os segmentos sociais. Já a tranqüilidade deve-se à avaliação de que, diante da qualificação das propostas, o Plano Diretor deverá iniciar a sua nova configuração com uma base muito boa”, avalia a secretária, ao afirmar que o grande desafio é justamente o de responder a todas as demandas de desenvolvimento de uma cidade que, embora tenha nascido planejada, cresceu desordenada e busca recuperar o seu planejamento de maneira democrática e participativa.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Realização do Congresso da Cidade compara Aracaju às mais modernas cidades do mundo em Planejamento Urbano – Fotos: Márcio Garcez