[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante o mês de abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) atendeu 2.646 pessoas. Cerca de 67% dessas foram dirigidas à Rede de Urgência e Emergência Médica de Aracaju, que hoje comporta o maior número desses atendimentos no município.

Só no Pronto Atendimento (PA) do Augusto Franco, 1.030 pessoas foram atendidas, registrando um percentual de 39% das remoções efetuadas. Além do PA Augusto Franco, os hospitais conveniados à Prefeitura Municipal, dos quais o Cirurgia e o Santa Isabel são exemplos, também continuam sendo grandes destinatários das remoções feitas pelo Samu 192 Aracaju. Apenas 24% das remoções feitas pelo Samu foram dirigidas ao Hospital João Alves Filho.

Além dos serviços de Urgência e Emergência, o Samu também disponibiliza atendimentos do Serviço Social. Esse serviço compreende o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia, que são os mais freqüentes. Em abril, 1.797 pessoas foram atendidas pelo Serviço Social do Samu.

Acidentes de trânsito
Quanto aos acidentes de trânsito, pelo terceiro mês consecutivo o número de atendimentos traumáticos caiu. A explicação pode estar na nova sinalização que a Prefeitura de Aracaju acabara de instalar em algumas avenidas importantes do município, como a Tancredo Neves, que registrou apenas duas colisões em abril. No mês de fevereiro, por exemplo, a mesma avenida era considerada a campeã em estatísticas, com cinco casos de colisões e três atropelamentos.

Infelizmente, os trotes continuam sendo um grande empecilho à eficiência na atuação do Samu. Em abril, o Serviço recebeu 1.684 trotes, número considerável se for levado em conta que os trotes deslocam as Unidades daqueles que de fato necessitam de atendimento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.