Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje e amanhã operação especial de combate à Raiva
Essa ação é necessária devido a ocorrência do caso de raiva humana detectado em Nossa Senhora do Socorro e vai atingir os bairros Capucho, Olaria, Bugio e Jardim Centenário, território aracajuano que encontra-se dentro da área de transmissão, isto é, raio de 5Km do local da ocorrência.
Desde as 8 horas, uma equipe composta por 50 pessoas está visitando casa a casa dos quatro bairros à procura de animais que não foram vacinados, além de capturar animais errantes para observação.
A raiva humana leva a morte em 100% dos casos, mas é possível de eliminação em seu ciclo urbano, onde as principais fontes de infecção são o cão e o gato. O caso ocorrido em Nossa Senhora do Socorro pode ser confirmado por critério clínico epidemiológico, ou seja, o quadro clínico da vítima era compatível para raiva humana, pois foi exposta a uma provável fonte de infecção e residia numa região com comprovada circulação do vírus da raiva.
A SMS lembra que toda pessoa que for agredida por cão ou gato desta e de qualquer área da cidade, deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima para avaliação da necessidade de vacinação. Considera-se risco para transmissão da raiva, além das mordeduras, as arranhaduras ou lambedura de mucosas (bocas, olhos e nariz).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje e amanhã operação especial de combate à Raiva – Fotos: Wellington Barreto