Moderna estrutura de tenda comercial proporciona vista panorâmica da praia de Atalaia
Dispostos em seis módulos no formato de tendas, com cinco barracas internas cada um, os novos espaços possibilitam o agrupamento do comércio e não dificultam a vista do mar aos transeuntes do calçadão. “As estruturas que foram derrubadas atrapalhavam a visão, fazendo com que as pessoas não se interessassem em vir até aqui para se acomodar e consumir”, diz a comerciante Elizabeth Ribeiro.
Contentes e empolgados com a inovação do ambiente de trabalho, os comerciantes expressam a sua alegria e ansiedade através da agilidade com que definem os lugares de seus utensílios, montando mesas e cadeiras numa simetria perceptível aos frequentadores do local. “O pessoal gosta de organização, então temos que deixar tudo bem bonito. Essa nova estrutura nos devolve a dignidade do trabalho. A nossa expectativa é de que seja um sucesso”, enfatiza Elizabeth.
Há 16 anos atuando no comércio da Atalaia, Ana Cristina dos Santos declara que as antigas barracas proporcionavam um aspecto de abandono, mas que a contribuição da Prefeitura de Aracaju vai muito além da estética local. “As antigas barracas estavam fora do padrão, estavam feias. Agora, com essa moderna estrutura com certeza vai atrair muito mais gente, a visita de turistas e a satisfação deles no local. Essa ação do município não contempla apenas a beleza do local, pois integra outras questões sociais, que vão além da beleza”, completa.
Qualificação
Além da mudança física, os barraqueiros receberão cursos de qualificação realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e uniformes padronizados para melhor execução das atividades comerciais e também para que os clientes sejam atendidos confortavelmente, dentro das condições exigidas pela vigilância sanitária em relação à manipulação dos produtos comercializados. Segundo a coordenadora dos cursos da Fundat, Marta Rocha, os barraqueiros que não foram contemplados com as novas barracas, também receberão os cursos profissionalizantes.
Noções de turismo, inglês e espanhol, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, educação ambiental, higiene e manipulação de alimentos serão os cursos que possibilitarão aos barraqueiros o melhor desempenho no trabalho. “Haverá a participação da Vigilância Sanitária na realização desses cursos para que as exigências de comercialização de produtos sejam atendidas e melhorem o trabalho de cada barraqueiro. Os que não permaneceram com as barracas na praia, também serão beneficiados com os cursos”, confirma Marta Rocha.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moderna estrutura de tenda comercial proporciona vista panorâmica da praia de Atalaia – Fotos: Wellington Barreto