Centro de Artesanato Chica Chaves garante emprego e renda para moradores do bairro Industrial
Para garantir a comercialização de bons produtos, a prefeitura, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) havia organizado cursos de capacitação para os moradores do Industrial. Entre os cursos direcionados à produção de artesanato local estavam os de renda irlandesa, crochê, palha, conchas e cerâmica. A duração foi de quatro semanas para cada arte.
A comunidade de artesãos do bairro Industrial se mostra muito feliz, uma vez que não havia um ponto fixo para o comércio dos artesanatos. “Nós não tínhamos perspectivas de vendas, graças à prefeitura estamos seguros e podemos mostrar nosso trabalho”, afirma o artesão Pedro Roberto Santos. Os artesãos ainda foram contemplados pela Fundat com a isenção de dois anos de impostos, incentivando ainda mais a produção da cultura local que estava desamparada.
O centro fica aberto de segunda a quarta, das 8h ás 18h. De quinta a domingo fica à disposição do público local e turistas até às 22 horas. “O movimento aos domingos é ótimo, as vendas aumentam, tem gente por aqui o dia todo”, acrescentou Maria Verselina Oliveira Silva, uma das artesãs mais antigas do bairro. Quem visita o espaço pode encontrar de tudo um pouco: bolsas, saídas de banho, vestidos pintados à mão, bijuterias, chapéus, entre outros acessórios.
Projeto Freguesia
Amanhã, 1°de abril, às 19h30, será lançada a edição do Projeto Freguesia ao lado do Centro de Artesanato Chica Chaves. O projeto incentiva a geração de emprego e renda das comunidades artesãs. A banda Skema de Três, com seu estilo caliente, animará a abertura do evento.
“O projeto vem crescendo e cria uma grade oportunidade para os artesãos das praças Olímpio Campos e Tobias Barreto, elevando as vendas a mais de 60%. A proposta para o Centro de Artesanato do bairro Industrial é a mesma”, informa o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Centro de Artesanato Chica Chaves garante emprego e renda para moradores do bairro Industrial – Fotos: Wellington Barreto