[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o dia, alunos e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental D. José Vicente Távora, localizada no bairro Manoel Preto, permanecerão envolvidos numa intensa maratona de atividades que caracterizam as comemorações alusivas ao carnaval. Entre estilos musicais variados e uma ornamentação tradicionalmente rica em assessórios coloridos, a área recreativa da unidade tornou-se palco para apresentações de coreografias e desfiles de blocos.

Desde o dia 31 de janeiro, início do ano letivo, diversos ritmos musicais, como o axé-music, o frevo e o samba tornaram-se objetos de estudo entre os alunos da pré-escola e do ensino fundamental. Estes passaram a conhecer as origens, danças e lendas que regem a festa, aderindo aos estudos, a construção de elementos, como roupas, máscaras e objetos de animação.

“Os professores se empenharam em manter os estudantes inclusos no universo do conhecimento para que o carnaval seja visto como um momento de lazer e, sobretudo de valorização cultural. Obedecendo os princípios da interdisciplinaridade, tornamos conhecidas a cultura baiana, pernambucana, entre outras”, ressaltou a coordenadora geral da Emef, Auxiliadora Pires.

A vibração foi intensa durante o desfile dos blocos carnavalescos, cujas aparições despertaram gritos de euforia e suspensão confetes. Ao passo que os alunos da pré-escola exibiam alegremente as fantasias por eles elaboradas, os demais mantinham-se concentrados nas demonstrações de frevo e chorinho.

“Aprendi a gostar de todos os ritmos, sejam eles os de origem pernambucana, baiana ou carioca, pois temos que valorizar o que existe de bom na nossa terra, que é o carnaval”, concluiu o jovem estudante de 14 anos, Alan dos Santos, que também foi um dos integrantes do “Bloco das Caretas”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.