[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A biodiversidade encontrada na Unidade de Conservação do Monumento Natural Grota do Angico tem motivado o ingresso de dezenas de pesquisadores por toda a sua extensão de pura Caatinga, que compreende 2.183 hectares. Nesses cinco anos de sua criação, vários acadêmicos de universidades federais do país e de Sergipe, e alunos de escolas públicas do Estado estiveram pesquisando e conhecendo um pouco mais, na prática, sobre a importância do único bioma genuinamente brasileiro.

Desta vez, a UC do Angico abre espaço à realização do V Curso de Campo em Ecologia da Caatinga. Iniciado no último dia 24, o curso terá conclusão neste sábado, dia 01 de dezembro.

De acordo com o professor doutor Leandro Souto, do Departamento de Ecologia  da Universidade Federal de Sergipe, o curso faz parte de um conjunto de disciplinas oferecidas pelo Núcleo de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem como objetivo oferecer aos alunos uma formação básica sobre questões teóricas, práticas e analíticas.

“A tônica do curso é a compreensão e aplicação prática do método científico, testando hipóteses no bioma Caatinga com o intuito de formar pesquisadores com competência e pensamento crítico nas diversas abordagens da ecologia”, declarou o professor.

Integração

O curso de Campo em Ecologia da Caatinga é um esforço coletivo que, neste ano, conta com a colaboração de 10 docentes da UFS, 20 alunos regularmente matriculados no mestrado, de um professor da Universidade Federal de Minas Gerais e de uma equipe de apoio composta por mais oito pessoas.

Durante os sete dias de atividades intensivas no campo, os alunos participam de diversas atividades como aulas práticas, palestras, apresentação de seminários e serão responsáveis pela elaboração de projetos coletivos e individuais sobre diversos temas em ecologia.

Ainda segundo o professor Leando Souto, o produto de todo este trabalho pode ser visto em algumas publicações que contém os resultados dos projetos de pesquisa executados durante as atividades de campo, além do desenvolvimento de dissertações que servirão como base para estudos futuros nas áreas de manejo e conservação da biodiversidade.

“Esta é a quinta vez que realizamos o curso no Monumento Natural Grota do Angico (Mona) por oferecer uma grande diversidade de ambientes representativos e preservados da Caatinga. Como todos os anos, o curso conta com o apoio incondicional da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), órgão responsável gela gestão da UC, a qual  nos oferece condições de infra-estrutura e apoio logístico para o desenvolvimento de todas as atividades”, declarou Leandro Souto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.