[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Iniciando o ciclo de orientações promovido pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a fim de esclarecer as principais dúvidas dos contadores e contabilistas que utilizam os serviços do órgão, ocorreu na última terça-feira, 27, a primeira palestra. Os temas abordados são ‘Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)’ e ‘Requerimento de Empresário’.

A princípio, os temas não seriam esses, porém, a Eireli é a modalidade empresarial mais recente e, por isso, alvo de muitas dúvidas. A lei que a criou, a nº 12.441/2011, entrou em vigor em janeiro deste ano. AEireli consiste numa constituição de micro e pequenas empresas sem a formação de sociedade.

Esse formato de empresa pode contribuir para diminuir o gritante número da informalidade no País – que, atualmente, chega a 10 milhões, segundo dados do Sebrae. A exemplo das sociedades limitadas ‘Ltda’, o novo tipo empresarial deve conter a expressão Eireli para diferenciá-la das outras.

Segundo Isnard Barreto, diretor de Registro do Comércio, o debate é super válido, pois, cerca de 40% dos processos que entram na Junta ficam em exigência. Ou seja, têm algum erro e necessitam de um retrabalho, o que acabada retardando e dificultando a liberação dos processos.

Vinicius Mazza, presidente da Jucese, concorda. “Estamos adotando uma nova metodologia para que as informações sejam transmitidas da melhor maneira. De forma clara, objetiva”, ressalta Vinicius. E a iniciativa agradou. Cerca de 50 corretores e contabilistas participaram do evento.

Para José Arnaldo, presidente do Sindicato dos Contadores de Sergipe (Sindicont), as palestras serão muito úteis. “Quero parabenizar a iniciativa, que será muito importante. Sairemos desses encontros mais bem informados e antenados com o que há de novo na Contabilidade”, acredita.

A próxima palestra será no dia 4/12. Para participar, basta ligar para 3234-4119 ou enviar email para marinezia.atis@jucese.se.gov.br. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado no final.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.