3ª Conferência da Cidade irá analisar áreas estratégicas em busca de melhorias para Aracaju
Além de palestras e grupos de trabalho, na 3ª Conferência serão formadas mesas temáticas sobre “saúde”, “educação”, “segurança”, “proteção social às minorias”, “desenvolvimento urbano e habitação”, “cultura, esporte, lazer e turismo”, “modernização e desenvolvimento da administração pública”, “infra-estrutura, sistema viário, transporte, energia e saneamento ambiental”, “indústria, comércio e serviços” e “política de desenvolvimento urbano e intervenções nas cidades/capacidade e forma de gestão das cidades”.
Conforme o secretário de Planejamento, Luciano Pimentel, “na própria inscrição as pessoas já estão tendo a oportunidade de escolher por afinidade a mesa temática que desejam participar”. As mesas darão início aos seus trabalhos amanhã, sexta-feira, a partir das 14 horas, em salas separadas reservadas pela PMA no Espaço Emes.
Segundo Luciano, em cada uma das mesas de trabalho haverá um coordenador e um relator encaminhados pela secretaria municipal à qual compete o tema em questão. “A mesa temática de ´saúde´, por exemplo, vai ser coordenada por alguém da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, afirma. Outra instituição pública presente nas temáticas será o Governo do Estado, que através de sua Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), também indicará representantes para cada uma das mesas.
A maior variedade de temáticas atendidas representa o grande diferencial desta edição da Conferência Municipal, que acontece em Aracaju a cada dois anos. “Vamos trabalhar não só os temas ligados ao ministério das cidades, como desenvolvimento urbano, saneamento e habitação, mas também tudo que envolve o interesse coletivo”, afirma Luciano Pimentel, ressaltando que cerca de mil pessoas deverão participar do evento.
Ao final das discussões em torno dos temas estratégicos, as equipes que compõem as mesas irão apresentar suas propostas na plenária, que ocorre no mesmo dia, só que às 16 horas. As solicitações então irão para votação e em seguida haverá a construção de um relatório final que deverá ser aplicado no planejamento territorial de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]