[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai debater ‘A Reforma Sanitária na Saúde Bucal de Sergipe’ durante o ‘I Seminário de Saúde Bucal’, que acontece no próximo dia 7 de julho, das 8h às 17h, no Delmar Hotel, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O evento contará com a participação de Gilberto Pucca, coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS).

"Dentro da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde em Sergipe, a descentralização, regionalização e facilidade de acesso a todos os serviços de saúde para a população são pautas principais. Para isso, o Estado vai investir cerca de R$ 350 mil na implantação e reforma de oito Centros de Especialidades Odontológicas", informou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

As obras das unidades especializadas estão em sua fase preparatória ou inicial e a previsão é de que sejam inaugurados a partir do segundo semestre Centros em Propriá, Laranjeiras, Capela, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, São Cristóvão e Boquim. Para a implantação dos CEO, o Ministério da Saúde (MS) envia uma parte dos recursos, o Estado entra com outra e existe ainda a contrapartida dos municípios.

Em 2007, a Atenção Básica realizou o diagnóstico das 600 unidades de saúde nos 75 municípios sergipanos. Na oportunidade, foram indentificadas as fragilidades na prestação de serviços básicos de saúde, inclusive na área bucal. Com base nessas informações, o Governo do Estado planejou a construção de oito Centros de Especialidades Odontológicas, além de 110 Clínicas de Saúde da Família (CSF).

"Para que isso ocorra, o Estado vai investir na adequação dos imóveis, como também no processo de Educação Permanente dos odontólogos", explicou a odontóloga Rosiane Azevedo Cerqueira, uma das gestoras da Atenção Básica da SES, ao informar que os resultados de uma pesquisa realizada recentemente com os dentistas sergipanos para saber suas reais condições de trabalho serão divulgados e discutidos durante o seminário.

Segundo a odontóloga, a Saúde Bucal está inserida tanto na Atenção Básica, quanto na Atenção Especializada. "As CSF fazem parte da Atenção Básica e os CEO da Atenção Especializada. Procedimentos dentários simples como uma extração ou restauração podem ser realizados nas CSF. Já tratamentos de canal e biópsias de boca necessitam de uma atenção mais especializada, que somente os CEO podem ofertar", explicou.

De acordo com Rosiane, no início da atual gestão estadual havia somente três CEO (em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto), insuficientes para atender a demanda de todo o Estado. De lá para cá, já foram inaugurados o CEO de Itabaiana e o de Canindé de São Francisco. Em breve, será inaugurado também o Centro de Especialidades Odontológicas de Estância. Os três Centros foram construídos com recursos do MS e dos próprios municípios.

Equipes de Saúde Bucal

No início de 2007, havia 295 Equipes de Saúde Bucal (ESB) em Sergipe, compostas por um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental. Até o momento, mais 26 foram implantadas. "O objetivo é ter uma ESB para cada Equipe de Saúde da Família (ESF), mas isso ocorre apenas em 25 municípios", declarou Rosiane Azevedo.

As cidades que têm quantidades equivalentes de ESB e ESF são Amparo do São Francisco, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Cumbe, Divina Pastora, General Maynard, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Indiaroba, Macambira, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Muribeca, Pacatuba, Pedra Mole, Pinhão, Pirambu, Riachuelo, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Francisco, São Miguel do Aleixo e Telha.

"O processo de equiparação dos dois tipos de equipe é muito importante porque acaba com a sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde bucal e assegura atendimento mais qualificado à população", finalizou Rosiane Azevedo.

Saiba mais sobre a Reforma Sanitária de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.