[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou nesta sexta-feira, 30, as comemorações da Semana do Doador com atividades recreativas destinadas às crianças assistidas pelo ambulatório da unidade. A ação contou com jogos de dama, quebra-cabeça, pula-pula, distribuição de pipoca e algodão doce.

Na área externa da unidade, as crianças foram recepcionadas pelo grupo Farmacêuticos da Alegria. No local, eles formaram uma roda para cantar, dançar e brincar com os pequenos.

Portador de hemofilia, Nicolas Gabriel da Silva Souza, 3 anos, que estava acompanhado da mãe, Vanderlânia Pereira da Silva, aproveitou para participar das brincadeiras.

“Ele veio tomar fator e encontrou essa turma animada”, comentou a mãe de Nicolas. Pelo menos a cada dois ou três meses o menor comparece ao serviço para consulta de rotina com médico hematologista pediatra e tomar o fator – medicação para combater os efeitos da hemofilia.

Em outro espaço, a equipe de recreação da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), parceiro responsável pela estrutura, coordenou as mesas com os jogos. “Essa parceria com o Hemose está consolidada desde a nossa primeira campanha de doação. Hoje é mais uma oportunidade de incentivar que outros segmentos da sociedade e do governo também contribuam com o serviço de doação”, ressaltou Junior Nunes, gerente geral de Esportes da Secretaria.

Integração

Durante o dia, o colorido dos adereços utilizados pelos Farmacêuticos da Alegria atraiu a atenção dos doadores. Eles percorreram os setores de recepção, sala de espera, coleta e recepção do ambulatório do Hemocentro de Sergipe. Com irreverência, os integrantes do grupo fizeram brincadeiras e conversaram com os doadores.

Na coleta, a iniciativa foi aprovada pelos doadores que interagiram com os grupos respondendo às perguntas. “Sou doador e acredito que a doação de sangue também é um processo que nos incentiva a cultivar bons hábitos, como uma alimentação balanceada e descansar o corpo”, enfatizou o sargento Ismael Vieira da Silva, lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe ao afirmar que o riso é uma ferramenta que melhora a saúde.

Educação

Cerca de 40 estudantes do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), participaram da palestra sobre doação de sangue e assistiram um resumo do trabalho realizado pelo grupo Farmacêuticos da Alegria. De acordo com Genival Araujo, a proposta dos estudantes e futuros profissionais de farmácia tem como finalidade levar alegria para o ambiente de tratamento dos pacientes e incentivar que outros estudantes realizem ações sociais na área da saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.