[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde Celso Daniel e em parceria com a Escola Municipal Laonte Gama, localizadas no bairro Santa Maria, realizou na tarde de hoje, 31, palestras educativas do projeto Saúda na Escola. A meta é educar e informar os jovens daquela comunidade sobre a importância da prática do sexo seguro.

Na oportunidade, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da unidade realizaram através de bate papos, apresentação de vídeos e encenação de uma peça teatral. O trabalho educativo visa reduzir os autos índices de gravidez na adolescência, informando aos alunos sobre métodos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos.

Segundo a médica Roberta Tavares de Almeida, uma das idealizadoras, o projeto é muito importante porque nesta fase os meninos têm muitas dúvidas, preconceitos e medos. “Além disso, muitas vezes não sabem a quem perguntar, já que eles têm vergonha de perguntar aos pais e acabam fazendo da maneira errada. Por isso é muito importante virmos aqui esclarecer um pouco, já que temos um pouco mais de experiência”, disse a médica. “A idéia surgiu porque o índice de gravidez na adolescência é muito alto. Os meninos começam a vida sexual muito cedo, muitas vezes antes dos onze anos” afirmou.

O projeto inicialmente está sendo realizado com a turma da 6º série com idades de 15 a 17 anos. Isso porque se verificou que desta forma seria mais eficiente, já que os adolescentes passam essa informação adiante e assimilam desde cedo a forma correta de agir. A idéia é dar seqüência e desenvolver esse trabalho de prevenção que é de fundamental importância e realizá-lo com as outras séries da escola.

Segundo a coordenadora da Escola e uma das idealizadoras do projeto, Sandra Maria da Mota, é importante começar a prevenção desde cedo. “Depois de adulto é difícil compreender os valores corretos”, ressaltou. Ela afirma ainda que os adolescentes participam muito das atividades porque se interessam pelo assunto, facilitando o trabalho educativo realizado por eles. Ao final das atividades foram distribuídos preservativos para todos os participantes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.