Professores fazem curso sobre Introdução ao pensamento transdisciplinar
O curso foi iniciado com uma apresentação dos objetivos axiológicos e os princípios da fundamentação Trans D. A mediadora do curso, a pesquisadora da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, Heloísa Steffen, fez sua explanação sobre o pensamento Trans D, principal foco do trabalho durante o curso, falando da transdiciplinaridade, que é o que está ao mesmo tempo entre, através de e além das disciplinas.
“Podemos definir a Trans D como um campo ou modo de conhecimento, uma arte, uma aventura do espírito ou até mesmo uma atitude diante do saber. Ela serve para restituir a integridade do ser humano. Na educação, pode ser utilizada através de uma visão inovadora, baseada numa fundamentação epistemológica e ontológica”, ressaltou Heloísa.
Foi feita também uma apresentação da fundamentação do projeto Tonomundo, que se apóia nessa teoria, investigando sua metodologia. Os presentes também participaram de dinâmicas, tudo com o objetivo de mostrar como essa teoria pode ser aliada ao uso da tecnologia e levada para a sala de aula.
“Percebi que posso abordar essas questões com meus alunos em sala de aula. Como esse é um campo de conhecimento muito amplo e trabalho com educação infantil, posso usar vários conceitos, sempre com o intuito de valorizar o ser humano e o meu trabalho”, disse a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Luiza Mesquita Rocha, situada no Bairro São Conrado, Rosimeire Conceição da Silva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]