[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta terça-feira, 30, o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), localizado no centro de Aracaju, tornou-se palco para a música clássica. Através de mais um concerto da série ‘Música de Câmara’, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) apresentou  no hall do PMOC músicas de câmara destinadas a pequenos espaços e pequenas formações.

Sob a regência do maestro assistente Daniel Nery, os chefes de naipe da Orsse executaram as obras ‘Divertimento para cordas Ré maior de Mozart’, ‘Serenata para cordas de Edward Elgar’, e ‘Simple Symphony’, de Benjamim Britten, com  maestria. O reconhecimento do público, que aplaudiu os músicos de pé ao final do concerto, comprovou o sucesso da apresentação.

Para o maestro Daniel Nery, o objetivo do concerto de aproximar a orquestra do público foi alcançado. “Foi muito boa a surpresa com o público, que hoje foi bem maior do que nas outras apresentações. O público que vem ao museu é diferente do que vai ao teatro, e a orquestra se prepara de uma forma especial para ele”, disse o músico após o concerto.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), as apresentações de música de câmara no museu são vistas como algo positivo. De acordo com a coordenadora de Educação e Pesquisa do PMOC, Eliana Borges Melo, a presença da Orsse no museu tem uma importância ímpar. “A música de câmara tem a ver com história, surgiu para ser apresentada em grandes palácios e hoje é interpretada no palácio do povo”, afirmou.

Na opinião da professora universitária Zinith Delabrira, que sempre acompanha as apresentações da Orsse, o local diferenciado atrai também o público que não se identifica com a música clássica. “O Palácio é lindo e acho que combina com a orquestra. É uma forma de atrair quem não gosta de música clássica, já que é uma apresentação mais simples, com menos músicos e mais próximo do público”, declarou.

O próximo concerto da Orsse acontece no dia 16 de setembro, às 19h, na Catedral Metropolitana de Aracaju, e irá apresentar a série ‘Sons da catedral III’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.