[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até amanhã, 23, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e educadores inseridos no programa “Horas de Estudo” estarão reunidos no Hotel Parque das Águas, localizado no bairro Coroa do Meio, para a realização da “Oficina do Futuro”. O evento é promovido através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Sociedade Semear. As discussões abrangem diversas áreas do conhecimento, como Ciências e Ensino Religioso, com o objetivo principal de multiplicar as metodologias e ações coletivas entre os grupos de profissionais.

Através da consultora em Educação Ambiental e Metodologia Participativa pela Fundação Semear, Danielle Dutra, foi estabelecido neste primeiro dia de trabalho um acordo de convivência, no qual cada integrante foi motivado a estabelecer debates e a eleger mediadores que facilitarão a comunicação entre os indivíduos.

“É com base numa situação de conflito, como a improdutividade de um aluno, que alcançaremos uma resolução eficaz. Utilizaremos os materiais adaptados a correção da irregularidade, ao mesmo tempo em que estabeleceremos a interdisciplinaridade nas escolas”, declarou a consultora.

Durante o encontro, as situações de conflito foram intituladas como “Caminho das Pedras” e a solução para eles como “Árvore dos Sonhos”. Com base nas experiências, será construído um mural de estratégias confeccionado pelos professores e que será utilizado nas “Horas de Estudo” e nas salas de aula.

Segundo a assessora do Departamento de Ensino da Semed, Niraildes Prado, ao término da oficina os participantes se tornarão coordenadores dos respectivos grupos dos quais eram integrantes nas “Horas de Estudo”. A partir daí, sustentarão uma identidade educativa firmada na redução do índice de repetência e evasão escolar, principais diretrizes traçadas este ano pela administração da Semed.

“Disponibilizaremos a certificação dos profissionais envolvidos nas ‘Horas de Estudo’ para melhor dinamizar a freqüência deles nas reuniões, elaborando assim uma nova matriz curricular dentro dos parâmetros da Semed”, salientou Niraildes Prado.

Incluído no Plano de Carreira, o programa “Horas de Estudo” foi instituído na Semed em 1986. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) e contam com participação de todos os educadores das escolas municipais. A proposta visa a união de estratégias propícias a melhoria da qualidade do ensino, como a criação de dinâmicas escolares e o aprofundamento dos conteúdos programáticos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.