O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) realizou a sessão solene comemorativa do seu 102º aniversário, transcorrido dia 06/08/2014, e homenageou Marcelo Déda pelos relevantes serviços prestados à Casa de Sergipe, através de uma palestra proferida pelo Professor Ibarê Dantas e da aposição de um quadro do homenageado em sua galeria de personagens ilustres.

Durante a concorrida sessão também foi lançada a nova edição da Revista do IHGSE, novas edições de livros importantes da historiografia sergipana, como o do historiador Luis Mott sobre a inquisição em Sergipe e o de Terezinha Oliva intitulado “Impasses da Federação em Sergipe”, e realizada a posse solene dos novos sócios da entidade.

Em seu discurso, o Professor Ibarê Dantas relembrou as ações de Marcelo Déda, como Prefeito de Aracaju e mais tarde como Governador de Sergipe, no apoio ao IHGSE. Mostrando fotos de cada visita, Ibarê mostrou a cuidadosa atenção de Déda, que gostava de visitar o museu e observar detalhes das peças em exposição e dos quadros do Instituto.

Na primeira visita como Governador, em 06 de agosto de 2007, quando o IHGSE comemorava 95 anos, Déda disse:

“Em um país em que a memória é tão pouco considerada, é um feito digno de registro a chegada desses 95 anos. Casas como estas eram fundamentais para a conservação da história dos estados, mas com o passar do tempo foram perdendo o apoio dos governos e da sociedade. O esforço dessa diretoria em recuperar a estrutura física e o acervo tem sido testemunhado por mim desde que era Prefeito de Aracaju”.

Veja no site do IMD vários registros da parceria entre Marcelo Déda e o IGGSS:

Em 23 de março de 2004, Déda visita o IHGS e cede equipamentos para o funcionamento da entidade. Diz:

“Esta parceria é o reconhecimento da cidade de Aracaju ao papel que o IHGS cumpre para a preservação da memória do nosso estado e para dar suporte a centenas de jovens pesquisadores que precisam ter este acervo conservado, tratado com as tecnologias mais modernas, e sempre pronto a fornecer as fontes indispensáveis àqueles que pensam Sergipe e que formulam obras sobre o nosso estado”, afirmou o prefeito. “É inaceitável que uma casa como essa possa ver em risco sua manutenção como instituição de cultura fundamental na construção de um pensamento sergipano”, advertiu.

Em 14 de abril de 2004, como Prefeito, Déda fala do apoio do município de Aracaju ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Em 2005, Marcelo Déda e José Eduardo Dutra são empossados como sócios beneméritos da IHGS, em visita à entidade.

Participação do governador Marcelo Déda,em 6 de agosto de 2007, na solenidade de comemoração dos 95 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS).

Comments are closed.